O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurindo,Fernando José Barbin
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Shimizu,Tamio, Carvalho,Marly Monteiro de, Rabechini Jr,Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2001000200005
Resumo: Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações, como é o caso do "e-business". Contudo, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindos dos investimentos em TI. Um enfoque centrado unicamente na eficiência das aplicações de TI não permite responder estas questões. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, i.e., nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. O presente estudo apresenta uma análise comparativa dos diversos trabalhos que abordam o papel da TI nas organizações. Com base numa revisão bibliográfica elabora-se um quadro teórico que procura elucidar os principais pontos que transformam a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.
id UFSCAR-3_7c2b8fb2502d4b68bdc53b00ee13550e
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2001000200005
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizaçõesTecnologia da InformaçãoOrganizações e EstratégiaHá uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações, como é o caso do "e-business". Contudo, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindos dos investimentos em TI. Um enfoque centrado unicamente na eficiência das aplicações de TI não permite responder estas questões. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, i.e., nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. O presente estudo apresenta uma análise comparativa dos diversos trabalhos que abordam o papel da TI nas organizações. Com base numa revisão bibliográfica elabora-se um quadro teórico que procura elucidar os principais pontos que transformam a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.Universidade Federal de São Carlos2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2001000200005Gestão & Produção v.8 n.2 2001reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2001000200005info:eu-repo/semantics/openAccessLaurindo,Fernando José BarbinShimizu,TamioCarvalho,Marly Monteiro deRabechini Jr,Roquepor2004-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2001000200005Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2004-12-16T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
title O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
spellingShingle O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
Laurindo,Fernando José Barbin
Tecnologia da Informação
Organizações e Estratégia
title_short O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
title_full O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
title_fullStr O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
title_full_unstemmed O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
title_sort O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações
author Laurindo,Fernando José Barbin
author_facet Laurindo,Fernando José Barbin
Shimizu,Tamio
Carvalho,Marly Monteiro de
Rabechini Jr,Roque
author_role author
author2 Shimizu,Tamio
Carvalho,Marly Monteiro de
Rabechini Jr,Roque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurindo,Fernando José Barbin
Shimizu,Tamio
Carvalho,Marly Monteiro de
Rabechini Jr,Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação
Organizações e Estratégia
topic Tecnologia da Informação
Organizações e Estratégia
description Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações, como é o caso do "e-business". Contudo, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindos dos investimentos em TI. Um enfoque centrado unicamente na eficiência das aplicações de TI não permite responder estas questões. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, i.e., nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. O presente estudo apresenta uma análise comparativa dos diversos trabalhos que abordam o papel da TI nas organizações. Com base numa revisão bibliográfica elabora-se um quadro teórico que procura elucidar os principais pontos que transformam a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2001000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2001000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2001000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.8 n.2 2001
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118201812844544