A gestão da inovação na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000300010 |
Resumo: | A reflexão sobre o processo de inovação no setor educacional envolve uma série de componentes que, da perspectiva da Engenharia de Produção, são sistematizados e possibilitam um considerável lucro e valor para as instituições. A sedimentação deste processo no planejamento estratégico e no modelo de negócio da instituição depende da postura dos gestores e da equipe de profissionais, que devem promover a quebra de paradigmas e a constituição de um novo modelo de negócio para a Educação a Distância (EAD). Descrevem-se, neste trabalho, alguns pontos fundamentais para a análise da inovação em EAD que envolve os subsistemas e componentes do planejamento estratégico, tais como: as fontes de conhecimento; a criação; a transmissão; a interação; o aluno; e o ambiente de aprendizagem. A inclusão da gestão da inovação nas instituições educacionais prevê a prospecção de algumas regras para a adequação do modelo de negócio, incentivado e balizado nos indicativos de proposição de valor, cadeia de suprimentos e nas características do cliente-alvo que garantem o sucesso de todo o processo. Além desses parâmetros de adequação, é necessário atingir um alto nível de envolvimento dos gestores e da equipe de docentes e técnicos para a implementação da inovação na organização. No Brasil, espera-se que os especialistas e as políticas públicas contemplem, em seus modelos de EAD, projetos de inovação com alto grau de flexibilidade e criatividade, que permitam a integração de saberes, a capacitação de equipes multidisciplinares e o uso racional de tecnologias de informação e comunicação para o compartilhamento igualitário do conhecimento. |
id |
UFSCAR-3_7d5b4469cdb200cd39ba6e7872867183 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2013000300010 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão da inovação na educação a distânciaInovação em EADPlanejamento estratégicoModelo de negócioA reflexão sobre o processo de inovação no setor educacional envolve uma série de componentes que, da perspectiva da Engenharia de Produção, são sistematizados e possibilitam um considerável lucro e valor para as instituições. A sedimentação deste processo no planejamento estratégico e no modelo de negócio da instituição depende da postura dos gestores e da equipe de profissionais, que devem promover a quebra de paradigmas e a constituição de um novo modelo de negócio para a Educação a Distância (EAD). Descrevem-se, neste trabalho, alguns pontos fundamentais para a análise da inovação em EAD que envolve os subsistemas e componentes do planejamento estratégico, tais como: as fontes de conhecimento; a criação; a transmissão; a interação; o aluno; e o ambiente de aprendizagem. A inclusão da gestão da inovação nas instituições educacionais prevê a prospecção de algumas regras para a adequação do modelo de negócio, incentivado e balizado nos indicativos de proposição de valor, cadeia de suprimentos e nas características do cliente-alvo que garantem o sucesso de todo o processo. Além desses parâmetros de adequação, é necessário atingir um alto nível de envolvimento dos gestores e da equipe de docentes e técnicos para a implementação da inovação na organização. No Brasil, espera-se que os especialistas e as políticas públicas contemplem, em seus modelos de EAD, projetos de inovação com alto grau de flexibilidade e criatividade, que permitam a integração de saberes, a capacitação de equipes multidisciplinares e o uso racional de tecnologias de informação e comunicação para o compartilhamento igualitário do conhecimento.Universidade Federal de São Carlos2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000300010Gestão & Produção v.20 n.3 2013reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2013000300010info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Elenise Maria deOliveira Neto,José Dutra deCazarini,Edson WalmirOliveira,Selma Regina Martinspor2013-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2013000300010Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2013-09-23T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da inovação na educação a distância |
title |
A gestão da inovação na educação a distância |
spellingShingle |
A gestão da inovação na educação a distância Araújo,Elenise Maria de Inovação em EAD Planejamento estratégico Modelo de negócio |
title_short |
A gestão da inovação na educação a distância |
title_full |
A gestão da inovação na educação a distância |
title_fullStr |
A gestão da inovação na educação a distância |
title_full_unstemmed |
A gestão da inovação na educação a distância |
title_sort |
A gestão da inovação na educação a distância |
author |
Araújo,Elenise Maria de |
author_facet |
Araújo,Elenise Maria de Oliveira Neto,José Dutra de Cazarini,Edson Walmir Oliveira,Selma Regina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Neto,José Dutra de Cazarini,Edson Walmir Oliveira,Selma Regina Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Elenise Maria de Oliveira Neto,José Dutra de Cazarini,Edson Walmir Oliveira,Selma Regina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação em EAD Planejamento estratégico Modelo de negócio |
topic |
Inovação em EAD Planejamento estratégico Modelo de negócio |
description |
A reflexão sobre o processo de inovação no setor educacional envolve uma série de componentes que, da perspectiva da Engenharia de Produção, são sistematizados e possibilitam um considerável lucro e valor para as instituições. A sedimentação deste processo no planejamento estratégico e no modelo de negócio da instituição depende da postura dos gestores e da equipe de profissionais, que devem promover a quebra de paradigmas e a constituição de um novo modelo de negócio para a Educação a Distância (EAD). Descrevem-se, neste trabalho, alguns pontos fundamentais para a análise da inovação em EAD que envolve os subsistemas e componentes do planejamento estratégico, tais como: as fontes de conhecimento; a criação; a transmissão; a interação; o aluno; e o ambiente de aprendizagem. A inclusão da gestão da inovação nas instituições educacionais prevê a prospecção de algumas regras para a adequação do modelo de negócio, incentivado e balizado nos indicativos de proposição de valor, cadeia de suprimentos e nas características do cliente-alvo que garantem o sucesso de todo o processo. Além desses parâmetros de adequação, é necessário atingir um alto nível de envolvimento dos gestores e da equipe de docentes e técnicos para a implementação da inovação na organização. No Brasil, espera-se que os especialistas e as políticas públicas contemplem, em seus modelos de EAD, projetos de inovação com alto grau de flexibilidade e criatividade, que permitam a integração de saberes, a capacitação de equipes multidisciplinares e o uso racional de tecnologias de informação e comunicação para o compartilhamento igualitário do conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-530X2013000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.20 n.3 2013 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118204116566016 |