Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000300011 |
Resumo: | Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produto. |
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Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produto. |
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