Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González,Mario Orestes Aguirre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Toledo,José Carlos de, Oprime,Pedro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000300011
Resumo: Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produto.
id UFSCAR-3_81496bea5c3cb99bf6087108f95585f5
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2012000300011
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capitalDesenvolvimento de produtoIntegração do clienteSetor de bens de capitalAtividades de integração de clientesEntender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produto.Universidade Federal de São Carlos2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000300011Gestão & Produção v.19 n.3 2012reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2012000300011info:eu-repo/semantics/openAccessGonzález,Mario Orestes AguirreToledo,José Carlos deOprime,Pedro Carlospor2012-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2012000300011Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2012-10-01T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
spellingShingle Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
González,Mario Orestes Aguirre
Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
Setor de bens de capital
Atividades de integração de clientes
title_short Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_full Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_fullStr Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_full_unstemmed Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_sort Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
author González,Mario Orestes Aguirre
author_facet González,Mario Orestes Aguirre
Toledo,José Carlos de
Oprime,Pedro Carlos
author_role author
author2 Toledo,José Carlos de
Oprime,Pedro Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv González,Mario Orestes Aguirre
Toledo,José Carlos de
Oprime,Pedro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
Setor de bens de capital
Atividades de integração de clientes
topic Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
Setor de bens de capital
Atividades de integração de clientes
description Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2012000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.19 n.3 2012
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204022194176