Avaliação sistêmica do eventual lançamento de novos produtos universitários: uma abordagem baseada no Pensamento Sistêmico
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400014 |
Resumo: | Existem diferentes metodologias para o processo de desenvolvimento de novos produtos, as quais abordam, principalmente, uma sequência de passos lógicos aplicados por uma pessoa ou equipe e baseados no escopo do projeto. Entende-se que o contexto organizacional atual exige um processo de desenvolvimento de produtos que contemple esse dinamismo vivenciado. Nesse sentido, este artigo realiza a aplicação do Pensamento Sistêmico (SENGE, 2012) durante o processo de desenvolvimento de um novo curso de graduação tecnológica em uma Instituição de Ensino Superior, em busca da análise do lançamento, no tempo e no espaço, identificando os impactos sistêmicos do lançamento do novo curso. A pesquisa foi aplicada seguindo a lógica do Design Science Research (BAYAZIT, 2004). O método sistêmico (ANDRADE et al., 2006) foi aplicado em um grupo de professores e pesquisadores da Universidade que participaram do desenvolvimento do curso de graduação tecnológica. |
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Avaliação sistêmica do eventual lançamento de novos produtos universitários: uma abordagem baseada no Pensamento SistêmicoPensamento SistêmicoUniversidadeDesenvolvimento de Novos CursosExistem diferentes metodologias para o processo de desenvolvimento de novos produtos, as quais abordam, principalmente, uma sequência de passos lógicos aplicados por uma pessoa ou equipe e baseados no escopo do projeto. Entende-se que o contexto organizacional atual exige um processo de desenvolvimento de produtos que contemple esse dinamismo vivenciado. Nesse sentido, este artigo realiza a aplicação do Pensamento Sistêmico (SENGE, 2012) durante o processo de desenvolvimento de um novo curso de graduação tecnológica em uma Instituição de Ensino Superior, em busca da análise do lançamento, no tempo e no espaço, identificando os impactos sistêmicos do lançamento do novo curso. A pesquisa foi aplicada seguindo a lógica do Design Science Research (BAYAZIT, 2004). O método sistêmico (ANDRADE et al., 2006) foi aplicado em um grupo de professores e pesquisadores da Universidade que participaram do desenvolvimento do curso de graduação tecnológica.Universidade Federal de São Carlos2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400014Gestão & Produção v.21 n.4 2014reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530X0902info:eu-repo/semantics/openAccessParaboni,Priscila BonalumeRodrigues,Luis HenriqueSerrano,Rosianepor2014-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2014000400014Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2014-12-09T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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