Tecnologia da informação e integração das redes logísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branski,Regina Meyer
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Laurindo,Fernando José Barbin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000200002
Resumo: A integração das atividades logísticas constitui um grande desafio e envolve, além da empresa, seus parceiros externos. As tecnologias de informação têm papel central neste processo, já que fornecem a infraestrutura e os aplicativos que permitem a troca de informação necessária para a integração. O trabalho tem como objetivo apresentar um modelo - baseado nas tecnologias de informação - para análise das fases de integração externa entre operadores e os demais agentes da rede logística. A análise foi construída a partir de um estudo de casos realizado com quatro operadores logísticos com atuação no mercado brasileiro. A pesquisa identificou as tecnologias utilizadas pelos operadores no processo logístico e analisou sua contribuição para o estabelecimento da logística integrada baseando-se em três parâmetros - integração dos fluxos de materiais, produtos e informação; sua coordenação; e o estabelecimento de parcerias entre os agentes. A partir dos elementos levantados na pesquisa, o estudo apontou a existência de três níveis de integração externa entre o operador e os demais agentes da rede: plena, parcial e inexistente. A rede logística constitui uma rede de valor quando há integração plena e o estabelecimento de parcerias entre os operadores e os demais agentes.
id UFSCAR-3_95224d56ea545072d7de9fc8d24ed433
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2013000200002
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Tecnologia da informação e integração das redes logísticasTecnologia da informaçãoLogísticaIntegração logísticaOperadores logísticosRedes de valorA integração das atividades logísticas constitui um grande desafio e envolve, além da empresa, seus parceiros externos. As tecnologias de informação têm papel central neste processo, já que fornecem a infraestrutura e os aplicativos que permitem a troca de informação necessária para a integração. O trabalho tem como objetivo apresentar um modelo - baseado nas tecnologias de informação - para análise das fases de integração externa entre operadores e os demais agentes da rede logística. A análise foi construída a partir de um estudo de casos realizado com quatro operadores logísticos com atuação no mercado brasileiro. A pesquisa identificou as tecnologias utilizadas pelos operadores no processo logístico e analisou sua contribuição para o estabelecimento da logística integrada baseando-se em três parâmetros - integração dos fluxos de materiais, produtos e informação; sua coordenação; e o estabelecimento de parcerias entre os agentes. A partir dos elementos levantados na pesquisa, o estudo apontou a existência de três níveis de integração externa entre o operador e os demais agentes da rede: plena, parcial e inexistente. A rede logística constitui uma rede de valor quando há integração plena e o estabelecimento de parcerias entre os operadores e os demais agentes.Universidade Federal de São Carlos2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000200002Gestão & Produção v.20 n.2 2013reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2013000200002info:eu-repo/semantics/openAccessBranski,Regina MeyerLaurindo,Fernando José Barbinpor2013-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2013000200002Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2013-06-20T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
title Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
spellingShingle Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
Branski,Regina Meyer
Tecnologia da informação
Logística
Integração logística
Operadores logísticos
Redes de valor
title_short Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
title_full Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
title_fullStr Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
title_full_unstemmed Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
title_sort Tecnologia da informação e integração das redes logísticas
author Branski,Regina Meyer
author_facet Branski,Regina Meyer
Laurindo,Fernando José Barbin
author_role author
author2 Laurindo,Fernando José Barbin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branski,Regina Meyer
Laurindo,Fernando José Barbin
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Logística
Integração logística
Operadores logísticos
Redes de valor
topic Tecnologia da informação
Logística
Integração logística
Operadores logísticos
Redes de valor
description A integração das atividades logísticas constitui um grande desafio e envolve, além da empresa, seus parceiros externos. As tecnologias de informação têm papel central neste processo, já que fornecem a infraestrutura e os aplicativos que permitem a troca de informação necessária para a integração. O trabalho tem como objetivo apresentar um modelo - baseado nas tecnologias de informação - para análise das fases de integração externa entre operadores e os demais agentes da rede logística. A análise foi construída a partir de um estudo de casos realizado com quatro operadores logísticos com atuação no mercado brasileiro. A pesquisa identificou as tecnologias utilizadas pelos operadores no processo logístico e analisou sua contribuição para o estabelecimento da logística integrada baseando-se em três parâmetros - integração dos fluxos de materiais, produtos e informação; sua coordenação; e o estabelecimento de parcerias entre os agentes. A partir dos elementos levantados na pesquisa, o estudo apontou a existência de três níveis de integração externa entre o operador e os demais agentes da rede: plena, parcial e inexistente. A rede logística constitui uma rede de valor quando há integração plena e o estabelecimento de parcerias entre os operadores e os demais agentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2013000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.20 n.2 2013
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204079865856