Uso do projeto robusto para identificação de fatores que contribuem para a intensidade do aspecto de “casca de laranja” em superfície de para-choques pintados
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300513 |
Resumo: | Resumo Mesmo com a evolução considerável das técnicas de pintura automotiva nas últimas décadas, o para-choque é uma autopeça que ainda tem diversos problemas relacionados ao aspecto da sua superfície pintada. O objetivo deste artigo foi identificar os fatores de aplicação do verniz que interferem na intensidade do aspecto de casca de laranja em superfícies de para-choques pintados e propor uma combinação ótima dos fatores através da metodologia do projeto robusto. Na pesquisa realizada no setor de pintura automatizada de uma empresa de para-choques, o projeto robusto auxiliou na identificação das formas de variabilidade do processo de produção através da aplicação de um experimento e de técnicas estatísticas, de forma ágil e com pouco desperdício de material. O experimento testou várias combinações dos níveis dos fatores de aplicação do verniz (velocidade, vazão, rotação por minuto, alta tensão, ar modelador) em amostras de para-choques. A intensidade da casca de laranja em superfícies pintadas de verniz das amostras foi medida pelo equipamento Wave Scan, o qual fornece a leitura do comprimento de onda em função de duas medidas: Short Wave e Long Wave. Os principais resultados obtidos através da análise da variância da razão sinal ruído revelaram que os fatores que têm efeitos significativos no valor resposta do comprimento de onda Short Wave são: rotação por minuto, alta tensão além das interações vazão*alta tensão e velocidade*alta tensão. Já os fatores que afetaram significativamente o valor resposta do comprimento de onda Long Wave são: vazão, ar modelador, rotação por minuto, alta tensão e a interação velocidade*alta tensão. Como resultado da análise das médias do sinal ruído, foi apresentada neste trabalho a combinação ótima dos fatores: velocidade = 920 m/s; vazão = 160 mililitros/minuto; ar modelador = 180 bar; rotação = 90 rotações/minuto; alta tensão = 180 quilovolts. |
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Uso do projeto robusto para identificação de fatores que contribuem para a intensidade do aspecto de “casca de laranja” em superfície de para-choques pintadosPintura automotivaCasca de laranjaPara-choqueProjeto robustoResumo Mesmo com a evolução considerável das técnicas de pintura automotiva nas últimas décadas, o para-choque é uma autopeça que ainda tem diversos problemas relacionados ao aspecto da sua superfície pintada. O objetivo deste artigo foi identificar os fatores de aplicação do verniz que interferem na intensidade do aspecto de casca de laranja em superfícies de para-choques pintados e propor uma combinação ótima dos fatores através da metodologia do projeto robusto. Na pesquisa realizada no setor de pintura automatizada de uma empresa de para-choques, o projeto robusto auxiliou na identificação das formas de variabilidade do processo de produção através da aplicação de um experimento e de técnicas estatísticas, de forma ágil e com pouco desperdício de material. O experimento testou várias combinações dos níveis dos fatores de aplicação do verniz (velocidade, vazão, rotação por minuto, alta tensão, ar modelador) em amostras de para-choques. A intensidade da casca de laranja em superfícies pintadas de verniz das amostras foi medida pelo equipamento Wave Scan, o qual fornece a leitura do comprimento de onda em função de duas medidas: Short Wave e Long Wave. Os principais resultados obtidos através da análise da variância da razão sinal ruído revelaram que os fatores que têm efeitos significativos no valor resposta do comprimento de onda Short Wave são: rotação por minuto, alta tensão além das interações vazão*alta tensão e velocidade*alta tensão. Já os fatores que afetaram significativamente o valor resposta do comprimento de onda Long Wave são: vazão, ar modelador, rotação por minuto, alta tensão e a interação velocidade*alta tensão. Como resultado da análise das médias do sinal ruído, foi apresentada neste trabalho a combinação ótima dos fatores: velocidade = 920 m/s; vazão = 160 mililitros/minuto; ar modelador = 180 bar; rotação = 90 rotações/minuto; alta tensão = 180 quilovolts.Universidade Federal de São Carlos2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300513Gestão & Produção v.25 n.3 2018reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x3160-18info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Bruno deSantos,Adriana de Paula LacerdaSantos Filho,Mauro Lacerdapor2018-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2018000300513Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2018-08-09T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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