Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasco,Rejane Arinos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Morabito,Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200005
Resumo: Este artigo trata do problema da alocação dinâmica (multiperíodos) de veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais. O PADV pertence à classe de problemas de alocação de recursos multiperíodos e consiste em definir "movimentos" de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Esses movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema e na sua solução utilizando um método exato e métodos aproximados, incluindo uma heurística GRASP. Resultados baseados em um estudo de caso de uma transportadora brasileira são apresentados e analisados mostrando que a abordagem pode ser efetiva para apoiar decisões na prática.
id UFSCAR-3_b5482515889b3185e59fd098481f756b
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2014000200005
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminaisAlocação dinâmica de veículosOtimização multiperíodoTransporte rodoviárioHeurística GRASPEste artigo trata do problema da alocação dinâmica (multiperíodos) de veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais. O PADV pertence à classe de problemas de alocação de recursos multiperíodos e consiste em definir "movimentos" de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Esses movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema e na sua solução utilizando um método exato e métodos aproximados, incluindo uma heurística GRASP. Resultados baseados em um estudo de caso de uma transportadora brasileira são apresentados e analisados mostrando que a abordagem pode ser efetiva para apoiar decisões na prática.Universidade Federal de São Carlos2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200005Gestão & Produção v.21 n.2 2014reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2014005000011info:eu-repo/semantics/openAccessVasco,Rejane ArinosMorabito,Reinaldopor2014-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2014000200005Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2014-07-10T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
spellingShingle Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
Vasco,Rejane Arinos
Alocação dinâmica de veículos
Otimização multiperíodo
Transporte rodoviário
Heurística GRASP
title_short Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_full Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_fullStr Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_full_unstemmed Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_sort Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
author Vasco,Rejane Arinos
author_facet Vasco,Rejane Arinos
Morabito,Reinaldo
author_role author
author2 Morabito,Reinaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasco,Rejane Arinos
Morabito,Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Alocação dinâmica de veículos
Otimização multiperíodo
Transporte rodoviário
Heurística GRASP
topic Alocação dinâmica de veículos
Otimização multiperíodo
Transporte rodoviário
Heurística GRASP
description Este artigo trata do problema da alocação dinâmica (multiperíodos) de veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais. O PADV pertence à classe de problemas de alocação de recursos multiperíodos e consiste em definir "movimentos" de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Esses movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema e na sua solução utilizando um método exato e métodos aproximados, incluindo uma heurística GRASP. Resultados baseados em um estudo de caso de uma transportadora brasileira são apresentados e analisados mostrando que a abordagem pode ser efetiva para apoiar decisões na prática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2014005000011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.21 n.2 2014
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204563259392