Otimização na alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200005 |
Resumo: | Este artigo trata do problema da alocação dinâmica (multiperíodos) de veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais. O PADV pertence à classe de problemas de alocação de recursos multiperíodos e consiste em definir "movimentos" de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Esses movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema e na sua solução utilizando um método exato e métodos aproximados, incluindo uma heurística GRASP. Resultados baseados em um estudo de caso de uma transportadora brasileira são apresentados e analisados mostrando que a abordagem pode ser efetiva para apoiar decisões na prática. |
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