A estratégia de marcas próprias influencia a gestão da cadeia de suprimentos? Insights para o setor atacadista brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piato,Éderson Luiz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva,Andrea Lago da, Paula,Verônica Angélica Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000300004
Resumo: A evolução do setor atacadista nos últimos anos possibilitou que estratégias mercadológicas influenciassem significativamente suas funções empresariais tradicionais da cadeia de suprimentos. Percebe-se, na literatura, forte relação entre a estratégia de marcas próprias e as atividades da gestão de suprimentos (em especial, compras), uma vez que o desenvolvimento de marcas próprias transforma o atacadista em comprador criterioso que procura selecionar e avaliar os fornecedores (fonte de suprimento), para obter o melhor desempenho dos produtos que carregam sua marca. Nesse sentido, o principal objetivo deste artigo é analisar o impacto da estratégia de marcas próprias do atacado na atividade de gestão de suprimentos (compras), apresentando e discutindo especificamente o processo de seleção e avaliação dos fornecedores (fabricantes). A partir de um estudo multicaso com três atacadistas e duas indústrias fornecedoras, foi possível demonstrar as principais características do processo de seleção e avaliação dos fornecedores de marcas próprias.
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