Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes,Antônio Galvão
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Efrón,Alejandra Judith, Granemann,Sérgio Ronaldo, Rodriguez,Carlos Taboada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200005
Resumo: O caminho usual para que os consumidores dêem suas respostas aos atributos de qualidade de serviço passa pelo uso efetivo do serviço. No entanto, estas ocasiões únicas não cobrem todos os casos de interesse. Uma alternativa para reduzir parcialmente essa limitação consiste em coletar e analisar as preferências dos consumidores com o auxílio de um experimento estatístico chamado pesquisa de preferência declarada ou análise conjunta. Para isso, os atributos são combinados, variando-se sistematicamente seus valores de forma a cobrir uma grande área de interesse, e representando assim cenários realistas. Estes cenários são usualmente apresentados na forma de cartões (textos, esquemas). Pede-se, às pessoas entrevistadas, após uma explicação introdutória, que classifiquem os cenários em ordem decrescente de preferência. Num segundo estágio, uma técnica de calibração é utilizada para ajustar os coeficientes de uma função utilidade. A classificação hoteleira no Brasil considera somente atributos físicos, tais como, quartos, garagem, recepção, etc. Os elementos relacionados ao serviço, como atendimento, acessibilidade e conforto não são explicitamente incluídos. Este trabalho descreve uma pesquisa de preferência declarada e um modelo de preferência do consumidor, com aplicação específica ao serviço hoteleiro de Balneário Camboriú.
id UFSCAR-3_e406f6f94b67452dbceec457918ef482
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X1996000200005
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiropreferência declaradanível de serviçoanálise da demandaO caminho usual para que os consumidores dêem suas respostas aos atributos de qualidade de serviço passa pelo uso efetivo do serviço. No entanto, estas ocasiões únicas não cobrem todos os casos de interesse. Uma alternativa para reduzir parcialmente essa limitação consiste em coletar e analisar as preferências dos consumidores com o auxílio de um experimento estatístico chamado pesquisa de preferência declarada ou análise conjunta. Para isso, os atributos são combinados, variando-se sistematicamente seus valores de forma a cobrir uma grande área de interesse, e representando assim cenários realistas. Estes cenários são usualmente apresentados na forma de cartões (textos, esquemas). Pede-se, às pessoas entrevistadas, após uma explicação introdutória, que classifiquem os cenários em ordem decrescente de preferência. Num segundo estágio, uma técnica de calibração é utilizada para ajustar os coeficientes de uma função utilidade. A classificação hoteleira no Brasil considera somente atributos físicos, tais como, quartos, garagem, recepção, etc. Os elementos relacionados ao serviço, como atendimento, acessibilidade e conforto não são explicitamente incluídos. Este trabalho descreve uma pesquisa de preferência declarada e um modelo de preferência do consumidor, com aplicação específica ao serviço hoteleiro de Balneário Camboriú.Universidade Federal de São Carlos1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200005Gestão & Produção v.3 n.2 1996reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X1996000200005info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes,Antônio GalvãoEfrón,Alejandra JudithGranemann,Sérgio RonaldoRodriguez,Carlos Taboadapor2010-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X1996000200005Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-02T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
title Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
spellingShingle Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
Novaes,Antônio Galvão
preferência declarada
nível de serviço
análise da demanda
title_short Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
title_full Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
title_fullStr Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
title_full_unstemmed Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
title_sort Técnicas de preferência declarada na análise do nível de serviço hoteleiro
author Novaes,Antônio Galvão
author_facet Novaes,Antônio Galvão
Efrón,Alejandra Judith
Granemann,Sérgio Ronaldo
Rodriguez,Carlos Taboada
author_role author
author2 Efrón,Alejandra Judith
Granemann,Sérgio Ronaldo
Rodriguez,Carlos Taboada
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes,Antônio Galvão
Efrón,Alejandra Judith
Granemann,Sérgio Ronaldo
Rodriguez,Carlos Taboada
dc.subject.por.fl_str_mv preferência declarada
nível de serviço
análise da demanda
topic preferência declarada
nível de serviço
análise da demanda
description O caminho usual para que os consumidores dêem suas respostas aos atributos de qualidade de serviço passa pelo uso efetivo do serviço. No entanto, estas ocasiões únicas não cobrem todos os casos de interesse. Uma alternativa para reduzir parcialmente essa limitação consiste em coletar e analisar as preferências dos consumidores com o auxílio de um experimento estatístico chamado pesquisa de preferência declarada ou análise conjunta. Para isso, os atributos são combinados, variando-se sistematicamente seus valores de forma a cobrir uma grande área de interesse, e representando assim cenários realistas. Estes cenários são usualmente apresentados na forma de cartões (textos, esquemas). Pede-se, às pessoas entrevistadas, após uma explicação introdutória, que classifiquem os cenários em ordem decrescente de preferência. Num segundo estágio, uma técnica de calibração é utilizada para ajustar os coeficientes de uma função utilidade. A classificação hoteleira no Brasil considera somente atributos físicos, tais como, quartos, garagem, recepção, etc. Os elementos relacionados ao serviço, como atendimento, acessibilidade e conforto não são explicitamente incluídos. Este trabalho descreve uma pesquisa de preferência declarada e um modelo de preferência do consumidor, com aplicação específica ao serviço hoteleiro de Balneário Camboriú.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X1996000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.3 n.2 1996
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118201420677120