Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda,Daniel Pacheco
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dresch,Aline, Proença,Adriano, Antunes Júnior,José Antonio Valle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400001
Resumo: Para garantir que uma pesquisa seja reconhecida como sólida e potencialmente relevante, tanto pelo campo acadêmico quanto pela sociedade em geral, ela deve demonstrar que foi desenvolvida com rigor e que é passível de debate e verificação. É neste âmbito que um método de pesquisa robusto se torna imprescindível para o sucesso na condução de um estudo. Este artigo busca contribuir para a comunidade de Engenharia de Produção argumentando pela necessidade de adotar-se um método de pesquisa centrado na evolução de uma "Ciência do Projeto" (Design Science) da área, e evidenciando seu sentido e suas formas de operacionalização. Para desenvolvimento deste artigo, utilizou-se a abordagem metodológica teórico-conceitual fundamentada em ampla revisão da literatura. A partir da revisão da literatura, foi possível verificar que os conceitos da proposta metodológica associada à pesquisa em Design Science, são pertinentes e aplicáveis à Engenharia de Produção. O artigo apresenta um histórico conceitual a respeito da Design Science e da Design Science Research, a importância da definição das Classes de Problemas e dos Artefatos gerados no âmbito da pesquisa, e os principais passos para operacionalizar a Design Science Research. Para aprofundar o entendimento da pauta em questão, o artigo também propõe comparações e análises sobre a Design Science Research, o Estudo de Caso e a Pesquisa-Ação, dado que os dois últimos são reconhecidos como métodos de pesquisa no âmbito da Engenharia de Produção nacional. Ao final, o estudo busca apresentar alguns cuidados para a aplicação e validação da Design Science Research.
id UFSCAR-3_e6cd59126230befebd163ac974099d61
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2013000400001
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produçãoMétodoDesign ResearchDesign SciencePesquisaDesign Science ResearchPara garantir que uma pesquisa seja reconhecida como sólida e potencialmente relevante, tanto pelo campo acadêmico quanto pela sociedade em geral, ela deve demonstrar que foi desenvolvida com rigor e que é passível de debate e verificação. É neste âmbito que um método de pesquisa robusto se torna imprescindível para o sucesso na condução de um estudo. Este artigo busca contribuir para a comunidade de Engenharia de Produção argumentando pela necessidade de adotar-se um método de pesquisa centrado na evolução de uma "Ciência do Projeto" (Design Science) da área, e evidenciando seu sentido e suas formas de operacionalização. Para desenvolvimento deste artigo, utilizou-se a abordagem metodológica teórico-conceitual fundamentada em ampla revisão da literatura. A partir da revisão da literatura, foi possível verificar que os conceitos da proposta metodológica associada à pesquisa em Design Science, são pertinentes e aplicáveis à Engenharia de Produção. O artigo apresenta um histórico conceitual a respeito da Design Science e da Design Science Research, a importância da definição das Classes de Problemas e dos Artefatos gerados no âmbito da pesquisa, e os principais passos para operacionalizar a Design Science Research. Para aprofundar o entendimento da pauta em questão, o artigo também propõe comparações e análises sobre a Design Science Research, o Estudo de Caso e a Pesquisa-Ação, dado que os dois últimos são reconhecidos como métodos de pesquisa no âmbito da Engenharia de Produção nacional. Ao final, o estudo busca apresentar alguns cuidados para a aplicação e validação da Design Science Research.Universidade Federal de São Carlos2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400001Gestão & Produção v.20 n.4 2013reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2013005000014info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda,Daniel PachecoDresch,AlineProença,AdrianoAntunes Júnior,José Antonio Vallepor2014-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2013000400001Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2014-06-30T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
title Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
spellingShingle Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
Lacerda,Daniel Pacheco
Método
Design Research
Design Science
Pesquisa
Design Science Research
title_short Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
title_full Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
title_fullStr Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
title_full_unstemmed Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
title_sort Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção
author Lacerda,Daniel Pacheco
author_facet Lacerda,Daniel Pacheco
Dresch,Aline
Proença,Adriano
Antunes Júnior,José Antonio Valle
author_role author
author2 Dresch,Aline
Proença,Adriano
Antunes Júnior,José Antonio Valle
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda,Daniel Pacheco
Dresch,Aline
Proença,Adriano
Antunes Júnior,José Antonio Valle
dc.subject.por.fl_str_mv Método
Design Research
Design Science
Pesquisa
Design Science Research
topic Método
Design Research
Design Science
Pesquisa
Design Science Research
description Para garantir que uma pesquisa seja reconhecida como sólida e potencialmente relevante, tanto pelo campo acadêmico quanto pela sociedade em geral, ela deve demonstrar que foi desenvolvida com rigor e que é passível de debate e verificação. É neste âmbito que um método de pesquisa robusto se torna imprescindível para o sucesso na condução de um estudo. Este artigo busca contribuir para a comunidade de Engenharia de Produção argumentando pela necessidade de adotar-se um método de pesquisa centrado na evolução de uma "Ciência do Projeto" (Design Science) da área, e evidenciando seu sentido e suas formas de operacionalização. Para desenvolvimento deste artigo, utilizou-se a abordagem metodológica teórico-conceitual fundamentada em ampla revisão da literatura. A partir da revisão da literatura, foi possível verificar que os conceitos da proposta metodológica associada à pesquisa em Design Science, são pertinentes e aplicáveis à Engenharia de Produção. O artigo apresenta um histórico conceitual a respeito da Design Science e da Design Science Research, a importância da definição das Classes de Problemas e dos Artefatos gerados no âmbito da pesquisa, e os principais passos para operacionalizar a Design Science Research. Para aprofundar o entendimento da pauta em questão, o artigo também propõe comparações e análises sobre a Design Science Research, o Estudo de Caso e a Pesquisa-Ação, dado que os dois últimos são reconhecidos como métodos de pesquisa no âmbito da Engenharia de Produção nacional. Ao final, o estudo busca apresentar alguns cuidados para a aplicação e validação da Design Science Research.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2013005000014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.20 n.4 2013
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204448964608