Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart,Gislayne da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lucchese-Cheung,Thelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000300004
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório que pretendeu analisar a atitude de 476 consumidores do município de Campo Grande quanto à sua percepção, motivação e tendência à neofobia alimentar quanto ao consumo de um produto alimentar inovador, o pão de queijo com cenoura desenvolvido pelo SENAI/MS. Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise estatística de correspondência múltipla e análise de cluster com o auxílio do software francês SPAD. Os resultados dessas análises permitiram a composição de uma tipologia de comportamentos. Quatro grupos mais representativos daquela amostra foram definidos como: "Pão de queijo, só se for caseiro", "Adoro inovação, desde que a aparência do produto seja semelhante à do caseiro", "Confio mesmo em marca conhecida" e, por fim, "Nada disso me interessa". Os resultados mostraram que três dos quatro grupos de respondentes apresentaram tendências de rejeição ao produto alimentar inovador/não familiar. Comportamentos menos neofóbicos foram percebidos nos grupos melhor representados por mulheres, com as maiores rendas e níveis de informação. A falta de tempo ou habilidade no preparo do alimento e a habilidade da indústria em oferecer produtos parecidos com o caseiro ou com aquele que foi feito pela mãe/avó são as principais justificativas para as atitudes positivas em relação ao novo produto. Os resultados deste artigo representam para a indústria e outros agentes dos poderes público e privado importantes fontes de informação para construção de suas políticas.
id UFSCAR-3_e79b83af8523a1c9fb839828e41aed86
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2014000300004
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setorNeofobia alimentarNão familiarMedo do novoEste artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório que pretendeu analisar a atitude de 476 consumidores do município de Campo Grande quanto à sua percepção, motivação e tendência à neofobia alimentar quanto ao consumo de um produto alimentar inovador, o pão de queijo com cenoura desenvolvido pelo SENAI/MS. Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise estatística de correspondência múltipla e análise de cluster com o auxílio do software francês SPAD. Os resultados dessas análises permitiram a composição de uma tipologia de comportamentos. Quatro grupos mais representativos daquela amostra foram definidos como: "Pão de queijo, só se for caseiro", "Adoro inovação, desde que a aparência do produto seja semelhante à do caseiro", "Confio mesmo em marca conhecida" e, por fim, "Nada disso me interessa". Os resultados mostraram que três dos quatro grupos de respondentes apresentaram tendências de rejeição ao produto alimentar inovador/não familiar. Comportamentos menos neofóbicos foram percebidos nos grupos melhor representados por mulheres, com as maiores rendas e níveis de informação. A falta de tempo ou habilidade no preparo do alimento e a habilidade da indústria em oferecer produtos parecidos com o caseiro ou com aquele que foi feito pela mãe/avó são as principais justificativas para as atitudes positivas em relação ao novo produto. Os resultados deste artigo representam para a indústria e outros agentes dos poderes público e privado importantes fontes de informação para construção de suas políticas.Universidade Federal de São Carlos2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000300004Gestão & Produção v.21 n.3 2014reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530X1269info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart,Gislayne da SilvaLucchese-Cheung,Thelmapor2014-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2014000300004Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2014-10-03T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
title Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
spellingShingle Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
Goulart,Gislayne da Silva
Neofobia alimentar
Não familiar
Medo do novo
title_short Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
title_full Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
title_fullStr Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
title_full_unstemmed Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
title_sort Alimentos inovadores: comportamentos neofóbicos e desafios para as indústrias do setor
author Goulart,Gislayne da Silva
author_facet Goulart,Gislayne da Silva
Lucchese-Cheung,Thelma
author_role author
author2 Lucchese-Cheung,Thelma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart,Gislayne da Silva
Lucchese-Cheung,Thelma
dc.subject.por.fl_str_mv Neofobia alimentar
Não familiar
Medo do novo
topic Neofobia alimentar
Não familiar
Medo do novo
description Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório que pretendeu analisar a atitude de 476 consumidores do município de Campo Grande quanto à sua percepção, motivação e tendência à neofobia alimentar quanto ao consumo de um produto alimentar inovador, o pão de queijo com cenoura desenvolvido pelo SENAI/MS. Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise estatística de correspondência múltipla e análise de cluster com o auxílio do software francês SPAD. Os resultados dessas análises permitiram a composição de uma tipologia de comportamentos. Quatro grupos mais representativos daquela amostra foram definidos como: "Pão de queijo, só se for caseiro", "Adoro inovação, desde que a aparência do produto seja semelhante à do caseiro", "Confio mesmo em marca conhecida" e, por fim, "Nada disso me interessa". Os resultados mostraram que três dos quatro grupos de respondentes apresentaram tendências de rejeição ao produto alimentar inovador/não familiar. Comportamentos menos neofóbicos foram percebidos nos grupos melhor representados por mulheres, com as maiores rendas e níveis de informação. A falta de tempo ou habilidade no preparo do alimento e a habilidade da indústria em oferecer produtos parecidos com o caseiro ou com aquele que foi feito pela mãe/avó são as principais justificativas para as atitudes positivas em relação ao novo produto. Os resultados deste artigo representam para a indústria e outros agentes dos poderes público e privado importantes fontes de informação para construção de suas políticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530X1269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.21 n.3 2014
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204501393408