Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias acerca do ensino de matemática nos grupos escolares de Santa Catarina. Compreende-se a fotografia como um tipo de imagem capaz de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresentase algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática. Finalmente, possíveis considerações em torno do processo de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico. |
id |
UFSC_00137e72f4e98af9de838c94c2d0cec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202553 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da MatemáticaFotografiaDispositivoEnsino de MatemáticaGrupo EscolarHistória da Educação MatemáticaEste artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias acerca do ensino de matemática nos grupos escolares de Santa Catarina. Compreende-se a fotografia como um tipo de imagem capaz de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresentase algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática. Finalmente, possíveis considerações em torno do processo de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.2019-12-09T13:56:40Z2019-12-09T13:56:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553Santos, Piersandra Simão dosFlores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pintoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:56:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202553Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T13:56:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática |
title |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática |
spellingShingle |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática Santos, Piersandra Simão dos Fotografia Dispositivo Ensino de Matemática Grupo Escolar História da Educação Matemática |
title_short |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática |
title_full |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática |
title_fullStr |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática |
title_sort |
Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática |
author |
Santos, Piersandra Simão dos |
author_facet |
Santos, Piersandra Simão dos Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Piersandra Simão dos Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Dispositivo Ensino de Matemática Grupo Escolar História da Educação Matemática |
topic |
Fotografia Dispositivo Ensino de Matemática Grupo Escolar História da Educação Matemática |
description |
Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias acerca do ensino de matemática nos grupos escolares de Santa Catarina. Compreende-se a fotografia como um tipo de imagem capaz de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresentase algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática. Finalmente, possíveis considerações em torno do processo de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-12-09T13:56:40Z 2019-12-09T13:56:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652381687119872 |