Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Piersandra Simão dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina, Arruda, Joseane Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553
Resumo: Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias acerca do ensino de matemática nos grupos escolares de Santa Catarina. Compreende-se a fotografia como um tipo de imagem capaz de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresentase algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática. Finalmente, possíveis considerações em torno do processo de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.
id UFSC_00137e72f4e98af9de838c94c2d0cec4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202553
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da MatemáticaFotografiaDispositivoEnsino de MatemáticaGrupo EscolarHistória da Educação MatemáticaEste artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias acerca do ensino de matemática nos grupos escolares de Santa Catarina. Compreende-se a fotografia como um tipo de imagem capaz de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresentase algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática. Finalmente, possíveis considerações em torno do processo de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.2019-12-09T13:56:40Z2019-12-09T13:56:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553Santos, Piersandra Simão dosFlores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pintoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:56:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202553Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T13:56:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
title Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
spellingShingle Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
Santos, Piersandra Simão dos
Fotografia
Dispositivo
Ensino de Matemática
Grupo Escolar
História da Educação Matemática
title_short Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
title_full Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
title_fullStr Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
title_full_unstemmed Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
title_sort Fotografias: o visível e o invisível de uma história do Ensino da Matemática
author Santos, Piersandra Simão dos
author_facet Santos, Piersandra Simão dos
Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Piersandra Simão dos
Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Dispositivo
Ensino de Matemática
Grupo Escolar
História da Educação Matemática
topic Fotografia
Dispositivo
Ensino de Matemática
Grupo Escolar
História da Educação Matemática
description Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias acerca do ensino de matemática nos grupos escolares de Santa Catarina. Compreende-se a fotografia como um tipo de imagem capaz de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresentase algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática. Finalmente, possíveis considerações em torno do processo de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-09T13:56:40Z
2019-12-09T13:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652381687119872