Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Simone de Lucena
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87778
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciência da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_0061dd8c4949ae4c9709a897e3507820
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87778
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTVEducaçãoAmbiente virtualComunicaçãoInteratividadeTecnologia da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciência da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA implementação das tecnologias da informação e da comunicação, com ênfase no computador conectado à internet, propiciou a instauração de novas formas de comunicação e de relacionamento entre pessoas e instituições. Neste novo patamar, as categorias de tempo e espaço estão constantemente sendo redimensionadas. Surgem novos ambientes virtuais onde as pessoas têm agora possibilidade de ser autores e co-autores de produções individuais e coletivas, independentemente de onde estejam. Neste novo ambiente, as figuras do espectador passivo ou do simples consumidor de informações deixam de existir ou passam a ser relativizadas. Novas realidades estão sendo constituídas, com pessoas criando, produzindo e interferindo na forma e nos conteúdos das informações e dos conhecimentos disponibilizados. Nesta perspectiva podemos dizer que estão dadas as condições para a realização da interatividade, compreendida como uma forma de comunicação bidirecional que implica participação e intervenção do sujeito na mensagem. Um dos ambientes virtuais a disponibilizar as condições para a realização da interatividade é a AllTV. Trata-se da primeira tevê da internet a oferecer ao internauta um espaço onde ele pode interagir com a emissora. Por este motivo, esta tevê foi escolhida como campo da nossa pesquisa. Objetivamos analisar o conceito de interatividade com base na experiência da AllTV, buscando perceber até que ponto ele se concretiza, materializando aquilo que os teóricos da área definem como sendo interatividade. Buscamos também verificar as possibilidades e limites de transferir para a área da educação, principalmente da educação à distância, critérios similares de análise e de aplicação dos pressupostos e da prática da interatividade presentes na AllTV. Em relação a esta emissora, embora seja apresentada como uma TV alternativa, percebemos que acaba sucumbindo às leis do mercado, o que dificilmente poderia ser de outra forma, já que não agindo assim acabaria falindo. No que diz respeito as decorrências do que apreendemos na AllTV em termos de aplicação à área educacional, fica explícito que, no que se relaciona às possibilidades tecnológicas, já há condições para realizar o conceito de interatividade. No entanto, há uma série de impedimentos ou de carências em termos de políticas públicas voltadas ao suprimento de computadores e conexão das/nas escolas, de qualificação dos professores e de projetos pedagógicos que contemplem a utilização das TIC em sala de aula. O descumprimento destes aspectos pode colocar em risco as metas em relação à inclusão do Brasil no rol dos países desenvolvidos economicamente e socialmente. Da parte dos usuários da AllTV, bem como dos atuais alunos integrantes da chamada "geração digital", está cada vez mais explícito que não aceitam mais a forma tradicional de comunicação e de educação, pois compõem um coletivo desejoso de ser sujeito atuante no processo de construção do conhecimento, não aceitando mais, portanto, a condição de espectadores passivos.Florianópolis, SCBianchetti, LucídioUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Simone de Lucena2012-10-22T01:52:53Z2012-10-22T01:52:53Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 154 f.| il.application/pdf208829http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87778porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T14:29:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87778Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T14:29:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
title Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
spellingShingle Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
Ferreira, Simone de Lucena
Educação
Ambiente virtual
Comunicação
Interatividade
Tecnologia da informação
title_short Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
title_full Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
title_fullStr Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
title_full_unstemmed Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
title_sort Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da ALLTV
author Ferreira, Simone de Lucena
author_facet Ferreira, Simone de Lucena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bianchetti, Lucídio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Simone de Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ambiente virtual
Comunicação
Interatividade
Tecnologia da informação
topic Educação
Ambiente virtual
Comunicação
Interatividade
Tecnologia da informação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciência da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T01:52:53Z
2012-10-22T01:52:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 208829
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87778
identifier_str_mv 208829
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 154 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652242896551936