Práticas de leitura e constituição do leitor com cegueira e baixa visão: o contexto universitário em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Leal Brum
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206068
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.
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spelling Práticas de leitura e constituição do leitor com cegueira e baixa visão: o contexto universitário em questãoLinguísticaLeituraPessoas com deficiência visualEstudantes universitáriosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.Introdução: o número de estudantes com deficiência visual matriculados na Educação Superior vem crescendo a cada ano. Muitos são os documentos legais que preveem, nas instituições educacionais, o oferecimento do braile e/ou de recursos tecnológicos para favorecer a leitura das pessoas com deficiência visual. Quando se pesquisa sobre pessoas com deficiência visual, percebe-se a heterogeneidade dos sujeitos e suas diferentes formas de apropriação da linguagem escrita. Além de condições sócio-históricas particulares, as questões biológicas relacionadas à perda visual são também diferenciadas. Objetivo: compreender a constituição do sujeito universitário com cegueira e baixa visão enquanto leitor. Metodologia: esta pesquisa é qualitativa, em que se propõe análises de entrevista semiestruturada e de questionário com três sujeitos universitários com cegueira e baixa visão e um sujeito com cegueira formado em Gestão de Tecnologia da Informação. Utilizam-se nomes fictícios de Maria, Ângela, Geraldo e João. Para a análise dos dados, mobilizam-se autores que partem de uma perspectiva centrada nos Novos estudos do letramento (STREET, 2014), da História da Leitura (CHARTIER, 2001) e Sociologia da Educação (BOURDIEU, 2002). Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Resultados: os resultados evidenciam que a família ocupou um lugar de destaque garantindo a transmissão da herança cultural, bem como o acesso aos bens materiais e simbólicos. Os estudantes partem de diferentes concepções de leitura e tipos de leitura, como leitura digital, leitura em áudio, fonte ampliada, e-book e braile. O braile tem sido pouco utilizado e ainda com bastantes restrições. Assim, cada estudante com deficiência visual pode beneficiar-se dos recursos de acessibilidade de um modo particular, conforme as características, as estratégias de leitura, os hábitos, as práticas de leitura e as necessidades individuais. Além disso, percebe-se que o contexto acadêmico modifica os leitores e a leitura, bem como provoca abertura para utilização de recursos digitais e suportes de leitura, liberdade para escolher o que ler e formas de ler. Conclusão: esta pesquisa evidenciou que o aprendizado do braile não teve representatividade para os universitários, uma vez que as novas tecnologias parecem ter ocupado um lugar privilegiado para esses leitores. Além disso, para esses sujeitos, a leitura também é multifacetada. Ainda, a leitura tem um valor ideológico que legitima a constituição dessas pessoas enquanto leitores.Abstract : Purpose: The number of visually impaired students enrolled in Higher Education has been growing annually. There are many legal documents that provide, in educational institutions, Braille and / or technological resources in order to favor visually impaired reading. When we look at people with visual impairment we can see the heterogeneity of the subjects and their different forms of written language appropriation. In addition to particular socio-historical conditions, biological issues related to visual loss are also differentiated. Objective: To understand the constitution of the university student with blindness and low vision as a reader. Method: This is a qualitative research based on semi-structured interview and questionnaire analyzes with three university subjects with blindness and low vision and one subject with blindness who has a degree in Management of Information Technology. We will use the fictitious names of Maria, Ângela, Geraldo and João. For the data analysis it will be mobilized authors from a theoretical perspective founded on the New studies of literacy (STREET, 2014), History of Reading (CHARTIER, 2011) and Sociology of Education (BOURDIEU, 2002). All interviews were recorded and transcribed. Results: The results show that the family occupied a prominent place guaranteeing the transmission of cultural heritage, as well as the access to symbolic and material assets. The students present different conceptions types of reading, such as: digital reading, audio reading, enlarged font, e-book and Braille. The Braille has been rarely used and still with quite restrictions. Thus, each student with visual impairment can benefit from accessibility features in a particular way, according to features, strategies, habits and practices of reading, and the individual needs as well. In addition, it can be seen here that the academic context modifies readers, reading and gives the opportunity to use digital resources and reading supports. In that way, academic context offers to visually impaired students the freedom to \"choose\" what to read and in which way they can read. Conclusion: This research evidenced that braille learning was not a representative resource for university students, since the new technologies seem to have occupied a privileged place for these readers. In addition, for these subjects, reading is also multifaceted pratice. Moreover, reading has an ideological value that legitimates the constitution of these people as readers.Santana, Ana Paula de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Adriana Leal Brum2020-03-31T14:42:35Z2020-03-31T14:42:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 p.| il.application/pdf358925https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206068porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:42:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206068Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:42:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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