Investigando a categoria aspectual na aquisição da língua brasileira de sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lídia da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94106
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2010
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spelling Investigando a categoria aspectual na aquisição da língua brasileira de sinaisLinguisticaAquisição de linguagemLíngua brasileira de sinaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2010Esta pesquisa tem como objetivo investigar a categoria aspectual na aquisição da língua brasileira de sinais. Para fazer um estudo sobre aquisição de linguagem é necessário, primeiramente, definir um embasamento teórico para sustentar a análise. No nosso caso, a teoria gerativa é o pano de fundo das concepções adotadas. Além disso, a pesquisa sobre aquisição da linguagem precisa demonstrar a estrutura gramatical da língua que se pretende estudar, por isso, nesta dissertação há uma explanação acerca da composição linguística de Libras com enfoque nos aspectos fonológicos e morfossintáticos. Depois disso, apresentamos nossa investigação sobre a categoria aspectual com embasamento na teoria linguística geral, na qual adotamos Comrie (1976) e linguística da Libras, na qual adotamos Finau (2004a). Em ambas as considerações, aspecto sob o ponto de vista da linguística geral e aspecto da Libras, faremos a diferenciação entre tempo e aspecto, fazemos a explanação sob os enfoque lexical e gramatical e demonstramos a oposição aspectual entre perfectivo e imperfectivo. Não obstante, a pesquisa linguística que insere-se no campo da aquisição da linguagem trata sobre os processos pelos quais passam as crianças até adquirirem determinada categoria gramatical da língua. Portanto, neste texto percorremos o mesmo caminho das demais pesquisas longitudinais sobre aquisição da linguagem, ou seja, demonstramos os estágios pelos quais a criança está passando e apresentamos as várias hipóteses que se ocupam em explicar o processo de aquisição da categoria aspectual. Entre estas considerações, destacamos a associação entre télico-perfectivo, atélico-imperfectivo, a hipótese da primazia do aspecto e a relação entre #tempo semântico# e aspecto. Na última parte aplicamos a teoria aos dados de uma criança surda chamada ANA que é filha de pais surdos e está adquirindo a Libras como primeira língua. Na nossa análise pudemos perceber que a criança produz predominantemente aspecto lexical perfectivo, fenômeno este que é análogo à criança ouvinte adquirindo o aspecto na língua falada. Encontramos também produções de aspecto gramatical por meio de flexão dos verbos. Estas flexões ocorrem via alteração morfológica (movimento), e foram de ordem perfectiva, majoritariamente, tal qual nos apontam as teorias sobre aquisição do aspecto gramatical em línguas orais.The purpose of this study is to investigate the aspectual category in the acquisition of Brazilian sign language (Libras). To conduct a study about language acquisition, it is first necessary to define a theoretical base to sustain the analysis. In this case, the generative theory is the foundation for the concepts adopted. In addition, a study about language acquisition must demonstrate the grammatical structure of the language it studies. To do so, this dissertation includes an explanation about the linguistic composition of Libras. Moreover, linguistic study in the field of language acquisition concerns the processes children undergo until they completely acquire the structure of a language. Therefore, this study covers the same route as others about language acquisition, or that is, we demonstrate the acquisitional processes of the deaf child studied. In the specific study about the grammatical element analyzed in this text, there is a presentation of difference between time and aspect and we use Comrie (1976) and Finau (2004a) to conceptualize this. In relation to this author#s perspective, we present the conceptualization, description and exemplification of the grammatical and lexical aspects in Portuguese and Libras. We then present various hypotheses that help explain the acquisition of the aspectual category, given that we insert our study in the Hypothesis of the Primacy of the Aspect . In the final portion of the study, we use this theory to analyze data about a deaf child named ANA, who is the daughter of deaf parents and who is acquiring Libras as her first language. Our analysis allowed perceiving that the child predominantly produces a lexical aspect, a phenomenon that is analogous to a hearing child acquiring aspect in spoken language. We also found some products of imperfect aspect in the flections of verbs, given that these flections occur via alterations of the movement parameter, as indicated by theories about grammatical aspect in sign language.Quadros, Ronice Müller deFinau, Rossana AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Lídia da2012-10-25T06:39:36Z2012-10-25T06:39:36Z2012-10-25T06:39:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 p.| il., grafs., tabs.application/pdf282505http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94106porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T07:42:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94106Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T07:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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