A atualidade da pesquisa de língua de sinais e sua prospecção : como as línguas de sinais podem contribuir ao estudo da aquisição da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takei, Wataru
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fonseca, Sandro Rodrigues da, Ferreira, Artur Gomes, Rosa, Jasmin Barcellos da, Silva, Milena Soares, Silva, Victor Antunes da, Pereira, Ernei Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271482
Resumo: Muitas pesquisas linguísticas mostram que as línguas de sinais são línguas completamente gramaticalizadas e não um sistema de comunicação pantomímico. Este artigo revisa os resultados dos estudos sobre a aquisição da linguagem e investiga como os estudos sobre as línguas de sinais contribuem para explicar a capacidade humana para a linguagem e os limites do aprendizado da língua. Primeiro, a capacidade humana para a criação da linguagem foi discutida por meio da revisão das pesquisas sobre surdos com e sem consistência de input linguístico. Em segundo lugar, este artigo discute se a aquisição tardia da linguagem afeta a habilidade de produzir e compreender um número de estruturas sintáticas e morfológicas, por meio da avaliação das habilidades em língua de sinais de surdos de vários contextos linguísticos. Os resultados mostram que o resultado da produção de língua de sinais é sensível à exposição ao aprendizado da língua como também ao período de aquisição da linguagem. Finalmente, o processo de aquisição da língua de sinais em crianças surdas foi comparado com a aquisição da língua oral por crianças ouvintes. A modalidade da língua desempenha um papel menor em como a criança adquire a língua porque o curso do desenvolvimento da linguagem é muito similar nas duas modalidades. O acima nos ensina sobre a natureza da língua humana e a cognição.
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