Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91154 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_017372400ae21399e49dd0c193758678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91154 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUMEducaçãoCurriculosEpistemologiaPensamento criativoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta será uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM. Consiste numa pesquisa nas teorias do currículo com vistas a ajudar um professor artista a situar melhor suas práticas nos dias em que as concepções modernas de educação, Epistemologia e currículo sofrem o abalo de uma outra forma de pensamento emergente designada como pensamento da diferença. Pretende responder a três questões: o que é um currículo?, o que quer um currículo? o que potencializa a força no currículo? Esta pesquisa teórica servirá de base para a pesquisa CATAPLUM, aquela que o professor poeta faz a partir de fragmentos de textos teóricos deslocados de seu lugar de origem e transformados em matéria poética. Esta transformação implica numa pesquisa intensa nas palavras e suas extensões, seus sons, seus ritmos. Ali onde a pesquisa se faz com alegria. Selecionados os fragmentos teóricos que modularão os textos literários, a prática da escritura poética tem em vista saber quais fluxos de pensamento os atravessam ao som da lira. Este texto CATAPLUM que nutre apenas a pretensão de ser uma mostra de processo, implica também um ensaio sobre a sua forma. Assim é que vai dos traços duros da formatação acadêmica para um movimento de ficcionalização onde as vozes que o entrecruzam, embora referenciadas todas ao final de cada parte do trabalho, não são citadas pela maneira convencional. Também a parte poética da pesquisa implica num experimento da variação da forma do soneto. Variações que atualizam o passado dentro do currículo e ressoam com o sonho do moderno de que o passado virá. Coerente com a abertura no campo da pesquisa que o pensamento da diferença possibilita, este texto não tem a pretensão das respostas definitivas. Sua seriedade advém dos movimentos lúdicos. Vale não pelo que é, mas pelo que se constitui em razão para que o pensamento continue. This will be an intervention in the curriculum by the method CATAPLUM, which consists is a theoretical research in the theories of the curriculum aiming at helping an artist teacher to situate his or her practices in these days, in which the modern conceptions of education, Epistemology and curriculum suffer the impact of another emerging form of thought, the thought of the difference. It intends to answer three questions: what is a curriculum, at what does a curriculum aim and what does increase the curriculum strength. This theoretical research will be the basis for the CATAPLUM research, the one that the poet teacher makes from the fragments of theoretical texts dislocated from their places of origin and transformed into poetical matter. This transformation implies an intense research about the words and their extensions, their sounds and rhythms. After the selection of the theoretical fragments that will modulate the texts into this new form, the practice of the poetical scripture aims at knowing which flows of thought cross them at the sound of the lyre. This CATAPLUM text, which has the only intention of being a sample of process, also implies an essay on its form. So, it goes from the hard and narrow traces of the academic format to a movement of fictionalization in which the voices that intercross it, although referred at the end of the present research, are not quoted in the conventional form. Also, the poetical part of the research implies an experiment of the variation of the sonnet form. Coherent with the opening in the research field that the thought of the difference allows, this text has not the intention of offering definitive answers. Its seriousness comes from ludical movements. It is worthy not for what it is, but for what it constitutes in reason for the thought to continue.Florianópolis, SCGarcia, Wladimir Antonio da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaLins, Antônio Eduardo Leitão Navarro2012-10-23T19:18:50Z2012-10-23T19:18:50Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 f.| il.application/pdf260144http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91154porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T15:27:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91154Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T15:27:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM |
title |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM |
spellingShingle |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM Lins, Antônio Eduardo Leitão Navarro Educação Curriculos Epistemologia Pensamento criativo |
title_short |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM |
title_full |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM |
title_fullStr |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM |
title_full_unstemmed |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM |
title_sort |
Uma intervenção no currículo pelo método CATAPLUM |
author |
Lins, Antônio Eduardo Leitão Navarro |
author_facet |
Lins, Antônio Eduardo Leitão Navarro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins, Antônio Eduardo Leitão Navarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Curriculos Epistemologia Pensamento criativo |
topic |
Educação Curriculos Epistemologia Pensamento criativo |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-23T19:18:50Z 2012-10-23T19:18:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
260144 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91154 |
identifier_str_mv |
260144 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
154 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652123676606464 |