Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savi, Aline Eyng
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Antunes, Elaine Gugliemi Pavei, Peterson, Rúbia Carminatti, Marchesan, Gláucia Regina, Calabrez, Tainara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671
Resumo: Este artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído.
id UFSC_018b4daf1ee48e28f608994978f6ebea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249671
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil EscolarAccessibility and Sustainability in an Inclusive Project for a School PlaygroundParque infantil escolar, Acessibilidade, SustentabilidadeSchool playground, Accessibility, SustainabilityEste artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído.This article presents the concept of accessibility and sustainability applied to the inclusive project of a playground, carried out in a Municipal Basic Education School, along with the university extension VIII ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto – UNISUL – Palhoça – 12 a 14 de maio de 2020 project activity. The article presents an account of the design essay and the stages of its constitution. There was an assessment of the specific conditions for the playground (through APO), in addition to the Literature Review. The project chose toys that promote the inclusion of children, as it is considered the fundamental school in the formation of citizenship. The application of this set of steps allowed us to think about human differences and enhance the individual's abilities in the appropriation of the built environment.Grupo de Pesquisa Virtuhab2023-08-24T19:51:48Z2023-08-24T19:51:48Z2020-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671Savi, Aline EyngAntunes, Elaine Gugliemi PaveiPeterson, Rúbia CarminattiMarchesan, Gláucia ReginaCalabrez, Tainaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T19:51:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249671Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-08-24T19:51:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
Accessibility and Sustainability in an Inclusive Project for a School Playground
title Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
spellingShingle Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
Savi, Aline Eyng
Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade
School playground, Accessibility, Sustainability
title_short Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
title_full Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
title_fullStr Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
title_full_unstemmed Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
title_sort Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
author Savi, Aline Eyng
author_facet Savi, Aline Eyng
Antunes, Elaine Gugliemi Pavei
Peterson, Rúbia Carminatti
Marchesan, Gláucia Regina
Calabrez, Tainara
author_role author
author2 Antunes, Elaine Gugliemi Pavei
Peterson, Rúbia Carminatti
Marchesan, Gláucia Regina
Calabrez, Tainara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savi, Aline Eyng
Antunes, Elaine Gugliemi Pavei
Peterson, Rúbia Carminatti
Marchesan, Gláucia Regina
Calabrez, Tainara
dc.subject.por.fl_str_mv Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade
School playground, Accessibility, Sustainability
topic Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade
School playground, Accessibility, Sustainability
description Este artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
2023-08-24T19:51:48Z
2023-08-24T19:51:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652230460440576