Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671 |
Resumo: | Este artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído. |
id |
UFSC_018b4daf1ee48e28f608994978f6ebea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249671 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil EscolarAccessibility and Sustainability in an Inclusive Project for a School PlaygroundParque infantil escolar, Acessibilidade, SustentabilidadeSchool playground, Accessibility, SustainabilityEste artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído.This article presents the concept of accessibility and sustainability applied to the inclusive project of a playground, carried out in a Municipal Basic Education School, along with the university extension VIII ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto – UNISUL – Palhoça – 12 a 14 de maio de 2020 project activity. The article presents an account of the design essay and the stages of its constitution. There was an assessment of the specific conditions for the playground (through APO), in addition to the Literature Review. The project chose toys that promote the inclusion of children, as it is considered the fundamental school in the formation of citizenship. The application of this set of steps allowed us to think about human differences and enhance the individual's abilities in the appropriation of the built environment.Grupo de Pesquisa Virtuhab2023-08-24T19:51:48Z2023-08-24T19:51:48Z2020-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671Savi, Aline EyngAntunes, Elaine Gugliemi PaveiPeterson, Rúbia CarminattiMarchesan, Gláucia ReginaCalabrez, Tainaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T19:51:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249671Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-08-24T19:51:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar Accessibility and Sustainability in an Inclusive Project for a School Playground |
title |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar |
spellingShingle |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar Savi, Aline Eyng Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade School playground, Accessibility, Sustainability |
title_short |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar |
title_full |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar |
title_fullStr |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar |
title_sort |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar |
author |
Savi, Aline Eyng |
author_facet |
Savi, Aline Eyng Antunes, Elaine Gugliemi Pavei Peterson, Rúbia Carminatti Marchesan, Gláucia Regina Calabrez, Tainara |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Elaine Gugliemi Pavei Peterson, Rúbia Carminatti Marchesan, Gláucia Regina Calabrez, Tainara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Savi, Aline Eyng Antunes, Elaine Gugliemi Pavei Peterson, Rúbia Carminatti Marchesan, Gláucia Regina Calabrez, Tainara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade School playground, Accessibility, Sustainability |
topic |
Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade School playground, Accessibility, Sustainability |
description |
Este artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 2023-08-24T19:51:48Z 2023-08-24T19:51:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652230460440576 |