O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132761 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_01b48835576234f981acd69ea4ab0ece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132761 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docênciaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaFormação Inicial de professoresCiências BiológicasInstitutional Scholarship Program for Teacher InitiationBiology SciencesTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido reconhecido nos últimos anos por suas contribuições dentro das licenciaturas, principalmente frente à formação inicial dos docentes. Nesse trabalho, investigo qual o papel do programa na formação dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tal avaliação, enviei um questionário contendo 39 perguntas, objetivas e abertas, via correio eletrônico, o qual foi respondido por graduandos participantes do Subprojeto de Ciências Biológicas entre os anos de 2009 a 2013. Para analisar os dados, utilizei a teoria de Análise de Conteúdo como referencial teórico-metodológico. Os resultados obtidos foram divididos com base nos subitens: contexto geral; em relação ao programa; em relação às atividades na escola; em relação às atividades na universidade; e em relação à formação profissional. Observei que o subprojeto contribuiu na formação dos bolsistas, principalmente através da vivência do ambiente escolar e na experiência em sala de aula, além de ter proporcionado experiências positivas e negativas, fazendo os mesmos refletirem sobre a profissão docente. Por fim, esta pesquisa apresentou algumas sugestões para o melhor andamento do programa.The Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) has been acknowledged in the last years by its contributions to teacher training courses. In this study, I investigated the role of this program in the graduation of Biology Sciences students in Federal University of Santa Catarina. For this evaluation, I sent an eletronic questionnaire containing 39 open and closed questions to those who participated in the program between 2009 and 2013. I used the Content Analysis theory as a methodological-theoric reference to evaluate the data. The obtained results were separated in the following items: general context; about the program; about the activities in school; about the activities in the university; and about the professional teaching training. I observed that the PIBID’s subproject in Biology Sciences contributed to the scholarship holders’ training, mostly through the experience in the scholar environment and in the classroom. The program has also proportionated negative and positive experiences, making the scholarship holders think about the teacher profession. Finally, this study has presented some suggestions and contributions for the better development of the program.Florianópolis, SC.Moraes, Edmundo Carlos deCassiani, SuzaniUniversidade Federal de Santa CatarinaPires, Carlos Danilo de Oliveira2015-05-12T14:42:55Z2015-05-12T14:42:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132761porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T18:23:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132761Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-03T18:23:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência |
title |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência |
spellingShingle |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência Pires, Carlos Danilo de Oliveira Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Formação Inicial de professores Ciências Biológicas Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation Biology Sciences |
title_short |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência |
title_full |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência |
title_fullStr |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência |
title_full_unstemmed |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência |
title_sort |
O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência |
author |
Pires, Carlos Danilo de Oliveira |
author_facet |
Pires, Carlos Danilo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Edmundo Carlos de Cassiani, Suzani Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Carlos Danilo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Formação Inicial de professores Ciências Biológicas Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation Biology Sciences |
topic |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Formação Inicial de professores Ciências Biológicas Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation Biology Sciences |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-05-12T14:42:55Z 2015-05-12T14:42:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132761 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041479177666560 |