The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189173 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018. |
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The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in BrazilLíngua inglesaPlanejamento estratégicoTrabalho em equipeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.Abstract : Based on research about collaborative work and strategic planning, this study investigated: (i) the relationship among planning collaboratively and individually to perform a monological oral task in ESL and the oral performance (message) of participants; (ii) the different strategies used during planning; (iii) the perception learners had on the two planning conditions. Seventeen students enrolled at a state secondary school volunteered to take part in this study. They were split into two groups and planned, both individually and collaboratively, for 12 minutes to record an oral message on whatsapp using their own mobile phones. The quantitative results indicated, in general terms, a trend favouring the collaborative planning condition for the variables fluency and accuracy, while the pragmatic measure, outcome, approximated statistical significance in favour of collaborative work. The qualitative data pointed that both individual and collaborative planning fostered the use of different strategies mainly directed at the macro aspects of the messages, which were linked to the nature of the tasks, while collaborative planning seemed to be used as a strategic tool to overcome individual L2 lexical shortcomings. The main contributions of this study are that strategic planning, either collaborative or individual, seems to yield positive effects on oral performance of L2 learners and that participants had a positive perception on the process, signalling that tasks using strategic planning could be incorporated into teaching second languages at state schools.Baseado em pesquisas sobre trabalho colaborativo e planejamento estratégico, este estudo investigou: (i) a relação entre o planejamento colaborativo e individual para realizar uma tarefa oral monológica em ISL e o desempenho oral (mensagem) dos participantes; (ii) as diferentes estratégias usadas durante planejamento; (iii) a percepção que os alunos tiveram sobre as duas condições de planejamento. Dezessete estudantes matriculados no ensino médio em uma escola pública foram voluntários desse estudo. Eles foram divididos em dois grupos e planejaram, individualmente e de forma colaborativa, por 12 minutos para gravar uma mensagem oral através do whatsapp usando seus próprios celulares. Os resultados quantitativos indicaram, de forma geral, uma tendência em favor do planejamento colaborativo em relação à fluência e à acurácia, enquanto a medida pragmática, outcome, aproximou-se estatisticamente em valor significativo em favor do trabalho colaborativo. Os dados qualitativos apontaram que tanto o planejamento individual, quanto o colaborativo, incentivaram o uso de diferentes estratégias, principalmente direcionadas aos macro-aspectos da mensagem, o que foi relacionado à natureza das tarefas, enquanto o planejamento colaborativo pareceu ser usado como uma ferramenta estratégica para superar lacunas individuais lexicais na L2. As principais contribuições deste estudo são que o planejamento estratégico, colaborativo ou individual, parece produzir efeitos positivos sobre o desempenho oral dos alunos de L2 bem como o processo foi percebido positivamente pelos participantes, sinalizando que tarefas que utilizam o planejamento estratégico podem vir a ser incorporadas no ensino de L2 nas escolas públicas.D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazXhafaj, Donesca Cristina PuntelUniversidade Federal de Santa CatarinaZaccaron, Rafael2018-08-18T04:04:44Z2018-08-18T04:04:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxxv, 212 p.| il.application/pdf355142https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189173engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T04:04:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189173Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-18T04:04:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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