The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaccaron, Rafael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189173
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.
id UFSC_01b7ac6a2e1d313c6bc82edb5b094772
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189173
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in BrazilLíngua inglesaPlanejamento estratégicoTrabalho em equipeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.Abstract : Based on research about collaborative work and strategic planning, this study investigated: (i) the relationship among planning collaboratively and individually to perform a monological oral task in ESL and the oral performance (message) of participants; (ii) the different strategies used during planning; (iii) the perception learners had on the two planning conditions. Seventeen students enrolled at a state secondary school volunteered to take part in this study. They were split into two groups and planned, both individually and collaboratively, for 12 minutes to record an oral message on whatsapp using their own mobile phones. The quantitative results indicated, in general terms, a trend favouring the collaborative planning condition for the variables fluency and accuracy, while the pragmatic measure, outcome, approximated statistical significance in favour of collaborative work. The qualitative data pointed that both individual and collaborative planning fostered the use of different strategies mainly directed at the macro aspects of the messages, which were linked to the nature of the tasks, while collaborative planning seemed to be used as a strategic tool to overcome individual L2 lexical shortcomings. The main contributions of this study are that strategic planning, either collaborative or individual, seems to yield positive effects on oral performance of L2 learners and that participants had a positive perception on the process, signalling that tasks using strategic planning could be incorporated into teaching second languages at state schools.Baseado em pesquisas sobre trabalho colaborativo e planejamento estratégico, este estudo investigou: (i) a relação entre o planejamento colaborativo e individual para realizar uma tarefa oral monológica em ISL e o desempenho oral (mensagem) dos participantes; (ii) as diferentes estratégias usadas durante planejamento; (iii) a percepção que os alunos tiveram sobre as duas condições de planejamento. Dezessete estudantes matriculados no ensino médio em uma escola pública foram voluntários desse estudo. Eles foram divididos em dois grupos e planejaram, individualmente e de forma colaborativa, por 12 minutos para gravar uma mensagem oral através do whatsapp usando seus próprios celulares. Os resultados quantitativos indicaram, de forma geral, uma tendência em favor do planejamento colaborativo em relação à fluência e à acurácia, enquanto a medida pragmática, outcome, aproximou-se estatisticamente em valor significativo em favor do trabalho colaborativo. Os dados qualitativos apontaram que tanto o planejamento individual, quanto o colaborativo, incentivaram o uso de diferentes estratégias, principalmente direcionadas aos macro-aspectos da mensagem, o que foi relacionado à natureza das tarefas, enquanto o planejamento colaborativo pareceu ser usado como uma ferramenta estratégica para superar lacunas individuais lexicais na L2. As principais contribuições deste estudo são que o planejamento estratégico, colaborativo ou individual, parece produzir efeitos positivos sobre o desempenho oral dos alunos de L2 bem como o processo foi percebido positivamente pelos participantes, sinalizando que tarefas que utilizam o planejamento estratégico podem vir a ser incorporadas no ensino de L2 nas escolas públicas.D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazXhafaj, Donesca Cristina PuntelUniversidade Federal de Santa CatarinaZaccaron, Rafael2018-08-18T04:04:44Z2018-08-18T04:04:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxxv, 212 p.| il.application/pdf355142https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189173engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T04:04:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189173Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-18T04:04:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
title The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
spellingShingle The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
Zaccaron, Rafael
Língua inglesa
Planejamento estratégico
Trabalho em equipe
title_short The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
title_full The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
title_fullStr The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
title_full_unstemmed The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
title_sort The more the merrier(?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of english as an L2 in Brazil
author Zaccaron, Rafael
author_facet Zaccaron, Rafael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz
Xhafaj, Donesca Cristina Puntel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaccaron, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Planejamento estratégico
Trabalho em equipe
topic Língua inglesa
Planejamento estratégico
Trabalho em equipe
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18T04:04:44Z
2018-08-18T04:04:44Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 355142
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189173
identifier_str_mv 355142
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189173
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xxv, 212 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652321448525824