A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viebrantz, Petra Barbara
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182868
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia
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spelling A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitaçõesPermacultura na escolaEstratégia de ensinoEducação ambiental formalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. GeografiaEste trabalho apresenta o estudo de caso baseado na experiência autoral desenvolvida através do projeto “Permacultura na escola”, realizada na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, em São João do Rio Vermelho, Florianópolis. O objetivo principal foi analisá-lo a fim de verificar seus potenciais e limitações pedagógicas no âmbito da permacultura, buscando servir como estratégia de ensino à educação ambiental formal. A revisão bibliográfica foi fundamentada em monografias e teses de mestrado no portal CAPES da biblioteca universitária da UFSC, livros, periódicos e artigos científicos online. Como metodologia foram realizadas entrevistas direcionadas aos professores, alunos e funcionários da escola, buscando sua compreensão a respeito do tema e das atividades que foram realizadas. Os resultados encontrados apresentaram como potenciais: a compreensão dos conceitos básicos da permacultura, a sensibilização e o interesse sobretudo nas atividades vinculadas à horta-mandala e à horta-mundo pelos alunos; a conscientização ambiental das merendeiras, principalmente, com relação as atividades baseadas na reciclagem dos resíduos orgânicos da cozinha (composto) e de plantio de alimentos. Já o corpo docente apresentou-se como uma limitação, considerando que a maioria não se envolveu com o projeto e tampouco obtiveram uma capacitação formal para o mesmo. Conclui-se que a permacultura contribui para a conservação ambiental escolar e gera a transformação no comportamento e o entendimento dos alunos sobre o meio ambiente, cumprindo com o objetivo deste trabalho. Com relação ao projeto, conclui-se com algumas demandas consideradas importantes para a sua continuidade na escola, sendo elas: o incentivo à formação do corpo docente dentro desta temática, a mediação de um grupo de apoio extra escolar e sua inserção na grade curricular.Florianópolis, SCNanni, ArthurUniversidade Federal de Santa CatarinaViebrantz, Petra Barbara2018-01-29T06:45:07Z2018-01-29T06:45:07Z2018-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis109 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182868porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-29T06:45:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182868Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-29T06:45:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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