A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182868 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia |
id |
UFSC_01ccf4aed01567af04810844bd1c9da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182868 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitaçõesPermacultura na escolaEstratégia de ensinoEducação ambiental formalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. GeografiaEste trabalho apresenta o estudo de caso baseado na experiência autoral desenvolvida através do projeto “Permacultura na escola”, realizada na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, em São João do Rio Vermelho, Florianópolis. O objetivo principal foi analisá-lo a fim de verificar seus potenciais e limitações pedagógicas no âmbito da permacultura, buscando servir como estratégia de ensino à educação ambiental formal. A revisão bibliográfica foi fundamentada em monografias e teses de mestrado no portal CAPES da biblioteca universitária da UFSC, livros, periódicos e artigos científicos online. Como metodologia foram realizadas entrevistas direcionadas aos professores, alunos e funcionários da escola, buscando sua compreensão a respeito do tema e das atividades que foram realizadas. Os resultados encontrados apresentaram como potenciais: a compreensão dos conceitos básicos da permacultura, a sensibilização e o interesse sobretudo nas atividades vinculadas à horta-mandala e à horta-mundo pelos alunos; a conscientização ambiental das merendeiras, principalmente, com relação as atividades baseadas na reciclagem dos resíduos orgânicos da cozinha (composto) e de plantio de alimentos. Já o corpo docente apresentou-se como uma limitação, considerando que a maioria não se envolveu com o projeto e tampouco obtiveram uma capacitação formal para o mesmo. Conclui-se que a permacultura contribui para a conservação ambiental escolar e gera a transformação no comportamento e o entendimento dos alunos sobre o meio ambiente, cumprindo com o objetivo deste trabalho. Com relação ao projeto, conclui-se com algumas demandas consideradas importantes para a sua continuidade na escola, sendo elas: o incentivo à formação do corpo docente dentro desta temática, a mediação de um grupo de apoio extra escolar e sua inserção na grade curricular.Florianópolis, SCNanni, ArthurUniversidade Federal de Santa CatarinaViebrantz, Petra Barbara2018-01-29T06:45:07Z2018-01-29T06:45:07Z2018-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis109 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182868porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-29T06:45:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182868Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-29T06:45:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações |
title |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações |
spellingShingle |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações Viebrantz, Petra Barbara Permacultura na escola Estratégia de ensino Educação ambiental formal |
title_short |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações |
title_full |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações |
title_fullStr |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações |
title_full_unstemmed |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações |
title_sort |
A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações |
author |
Viebrantz, Petra Barbara |
author_facet |
Viebrantz, Petra Barbara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nanni, Arthur Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viebrantz, Petra Barbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Permacultura na escola Estratégia de ensino Educação ambiental formal |
topic |
Permacultura na escola Estratégia de ensino Educação ambiental formal |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-29T06:45:07Z 2018-01-29T06:45:07Z 2018-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182868 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652306402508800 |