Modelo RHA - Retroalimentação em Hipermídia Adaptativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marília Abrahão
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90895
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
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spelling Modelo RHA - Retroalimentação em Hipermídia AdaptativaEngenharia e gestão do conhecimentoMultímidia interativaAprendizagemAvaliaçãoCogniçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoA presente pesquisa tem como objetivo propor uma extensão para modelos de referência em hipermídia adaptativa de acordo com resultados de avaliação de aprendizagem e estilos cognitivos dos aprendizes. É proposto, portanto, um modelo denominado RHA, Modelo de Retroalimentação em Hipermídia Adaptativa, que utiliza os resultados obtidos com as avaliações de aprendizagem e as definições derivadas dos estilos cognitivos dos aprendizes a fim de prover a retroalimentação dos demais modelos existentes em um hipermídia adaptativo. Na concepção do RHA foi adotada a representação por meio da UML (Unified Modeling Language) com objetivo de diminuir o risco de ambigüidade, facilitar o processo de modelagem computacional, proporcionar o reaproveitamento do modelo e otimizar a implementação do mesmo. Para apoiar a criação do RHA, foi adotado o modelo de referência Munich. Este utiliza UML e apresenta uma arquitetura que contempla módulos tradicionais dos hipermídias adaptativos, tais como: modelo de domínio, de usuário e de adaptatividade; porém, como os demais modelos de referência atuais, este não contempla a definição de itens explícitos à reutilização dos dados obtidos com as avaliações de aprendizagem. O modelo RHA foi criado como uma extensão do Munich, com concepção fundamentada em duas dimensões de estilos cognitivos estabelecidos (MESSICK, 1976), que nortearam a escolha de instrumentos de avaliação de aprendizagem destinados à modalidade ensino a distância. Os instrumentos de avaliação de aprendizagem abrangem atividades definidas de acordo com um grupo de ferramentas de comunicação e interação (síncronas e assíncronas) amplamente adotadas no ensino a distância. A modelagem do RHA envolve aspectos relativos a UML, como a criação das classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre as classes já existentes no Munich. Para simular a aplicação do modelo RHA, foi definido um domínio de conhecimento relacionado à área de apoio ao ensino sobre Mercado de Capitais. Este tema se mostrou adequado, pois dada à quantidade de materiais e informações disponíveis sobre o assunto, é relevante a adoção de diferentes estilos de aprendizagem com tipos particulares de conteúdos e empregos das ferramentas de comunicação e interação, visando à avaliação de aprendizagem, para públicos distintos. Atualmente o número de cursos a distância no referido domínio de conhecimento é escasso, o que o torna ainda mais relevante para exploração.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaAmaral, Marília Abrahão2012-10-23T16:29:30Z2012-10-23T16:29:30Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis189 f.| il., tabs.application/pdf255755http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90895porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T13:51:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90895Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:51:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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