Hipermídia construindo a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Aparecida Lucina e
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_e0d671b2eef865cdc5e38425a7b1d2b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80247
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Silvana Aparecida Lucina eFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-18T12:00:57Z2012-10-18T12:00:57Z20012001185210http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Muito se tem contribuído para o avanço do uso dos multimeios no desenvolvimento da aprendizagem. No entanto, ainda assim, é necessário desenvolver uma metodologia de concepção que considere os aspectos de aprendizagem ao uso dos multimeios. O momento em que se vive atualmente, permite ver que tudo, ou quase tudo, passa por visíveis transformações. A situação atual se caracteriza pela forte relação e corroboração que se dá entre os multimeios e a educação. Pelas características de "novidades" que está adquirindo a multimídia, não é estranho que se tente buscar com mais afinco, multimeios que ajudem a implementar o ensino sobre esta nova perspectiva. Os multimeios como recursos na educação, podem modificar os sistemas de relação ser humano-meio, e também se instalar como componente cultural. Os diversos multimeios chamados de tecnologias da inteligência, reorganizam de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. Na medida em que a tecnologia avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem e a ecologia cognitiva se transforma. Um ponto importante desses multimeios é a maneira de como fazer a interação, visto que esta não se inicia simplesmente porque se tem uma idéia. É preciso estar ciente de que os argumentos e justificativas estejam bem fundamentados. A partir desse ponto de vista, existe a preocupação com questões metodológicas que contribuam para o aprimoramento dessa integração. Portanto, pode-se dizer que a interação com os computadores, games, livros, internet, TV, vídeo e outros, representam a possibilidade de alteração das estruturas cognitivas do indivíduo, gerando um desequilíbrio que instaura uma nova forma de pensar. Isso leva a pensar numa outra escola, num outro planejamento escolar. Assim, é essencial discutir no ambiente escolar a construção deste novo planejamento, que não compactua com o tradicional, mas sim com uma simultânea articulação vertical e transversal dos conteúdos, sem uma estrutura preestabelecida de modo rígido. Essa nova forma deve visar o processo de aprendizagem e a construção de conhecimento. Além disso, deve estar de acordo com as prioridades de cada comunidade escolar. Assim a aprendizagem se constituirá num espaço multidiferencial. Este trabalho demonstra as considerações relacionadas ao uso dos multimeios. O que se pretende é contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia, mais eficaz, com alguns exemplos práticos. Em seguida são analisados os resultados e feitas as conclusões e sugestões para a continuidade desse trabalho num futuro bem próximo, durante o desenvolvimento do doutorado. Pretende-se pois, poder conquistar alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa, incutindo-lhes o gosto pelos livros, filmes, informática e outros, de modo a que estes façam parte do seu quotidiano, estando inseridos no lazer, no tempo livre, proporcionando-lhes prazer. Cabe salientar aqui que o termo multimídia ficou consagrado e popularizado nos meios de comunicação, enquanto que o termo hipermedia seria a integração da multimídia ou dos multimeios em ambiente hipertexto. Estes termos serão mais bem definidos no decorrer do trabalho.ii, 142 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoMultimeiosMultímidia interativaAprendizagemHipermídia construindo a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL185210.pdfapplication/pdf27626256https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80247/1/185210.pdfe0e2303c410a649337ca81e0eb5c4005MD51123456789/802472014-09-25 17:28:03.247oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80247Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hipermídia construindo a aprendizagem
title Hipermídia construindo a aprendizagem
spellingShingle Hipermídia construindo a aprendizagem
Silva, Silvana Aparecida Lucina e
Engenharia de produção
Multimeios
Multímidia interativa
Aprendizagem
title_short Hipermídia construindo a aprendizagem
title_full Hipermídia construindo a aprendizagem
title_fullStr Hipermídia construindo a aprendizagem
title_full_unstemmed Hipermídia construindo a aprendizagem
title_sort Hipermídia construindo a aprendizagem
author Silva, Silvana Aparecida Lucina e
author_facet Silva, Silvana Aparecida Lucina e
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Aparecida Lucina e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Multimeios
Multímidia interativa
Aprendizagem
topic Engenharia de produção
Multimeios
Multímidia interativa
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-18T12:00:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18T12:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 185210
identifier_str_mv 185210
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 142 f.| il., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80247/1/185210.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0e2303c410a649337ca81e0eb5c4005
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805459015041024