Hipermídia construindo a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Hipermídia construindo a aprendizagemEngenharia de produçãoMultimeiosMultímidia interativaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Muito se tem contribuído para o avanço do uso dos multimeios no desenvolvimento da aprendizagem. No entanto, ainda assim, é necessário desenvolver uma metodologia de concepção que considere os aspectos de aprendizagem ao uso dos multimeios. O momento em que se vive atualmente, permite ver que tudo, ou quase tudo, passa por visíveis transformações. A situação atual se caracteriza pela forte relação e corroboração que se dá entre os multimeios e a educação. Pelas características de "novidades" que está adquirindo a multimídia, não é estranho que se tente buscar com mais afinco, multimeios que ajudem a implementar o ensino sobre esta nova perspectiva. Os multimeios como recursos na educação, podem modificar os sistemas de relação ser humano-meio, e também se instalar como componente cultural. Os diversos multimeios chamados de tecnologias da inteligência, reorganizam de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. Na medida em que a tecnologia avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem e a ecologia cognitiva se transforma. Um ponto importante desses multimeios é a maneira de como fazer a interação, visto que esta não se inicia simplesmente porque se tem uma idéia. É preciso estar ciente de que os argumentos e justificativas estejam bem fundamentados. A partir desse ponto de vista, existe a preocupação com questões metodológicas que contribuam para o aprimoramento dessa integração. Portanto, pode-se dizer que a interação com os computadores, games, livros, internet, TV, vídeo e outros, representam a possibilidade de alteração das estruturas cognitivas do indivíduo, gerando um desequilíbrio que instaura uma nova forma de pensar. Isso leva a pensar numa outra escola, num outro planejamento escolar. Assim, é essencial discutir no ambiente escolar a construção deste novo planejamento, que não compactua com o tradicional, mas sim com uma simultânea articulação vertical e transversal dos conteúdos, sem uma estrutura preestabelecida de modo rígido. Essa nova forma deve visar o processo de aprendizagem e a construção de conhecimento. Além disso, deve estar de acordo com as prioridades de cada comunidade escolar. Assim a aprendizagem se constituirá num espaço multidiferencial. Este trabalho demonstra as considerações relacionadas ao uso dos multimeios. O que se pretende é contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia, mais eficaz, com alguns exemplos práticos. Em seguida são analisados os resultados e feitas as conclusões e sugestões para a continuidade desse trabalho num futuro bem próximo, durante o desenvolvimento do doutorado. Pretende-se pois, poder conquistar alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa, incutindo-lhes o gosto pelos livros, filmes, informática e outros, de modo a que estes façam parte do seu quotidiano, estando inseridos no lazer, no tempo livre, proporcionando-lhes prazer. Cabe salientar aqui que o termo multimídia ficou consagrado e popularizado nos meios de comunicação, enquanto que o termo hipermedia seria a integração da multimídia ou dos multimeios em ambiente hipertexto. Estes termos serão mais bem definidos no decorrer do trabalho.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Silvana Aparecida Lucina e2012-10-18T12:00:57Z2012-10-18T12:00:57Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 142 f.| il., grafs.application/pdf185210http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:28:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80247Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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