Hipermídia construindo a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Aparecida Lucina e
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_e0d671b2eef865cdc5e38425a7b1d2b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80247
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Hipermídia construindo a aprendizagemEngenharia de produçãoMultimeiosMultímidia interativaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Muito se tem contribuído para o avanço do uso dos multimeios no desenvolvimento da aprendizagem. No entanto, ainda assim, é necessário desenvolver uma metodologia de concepção que considere os aspectos de aprendizagem ao uso dos multimeios. O momento em que se vive atualmente, permite ver que tudo, ou quase tudo, passa por visíveis transformações. A situação atual se caracteriza pela forte relação e corroboração que se dá entre os multimeios e a educação. Pelas características de "novidades" que está adquirindo a multimídia, não é estranho que se tente buscar com mais afinco, multimeios que ajudem a implementar o ensino sobre esta nova perspectiva. Os multimeios como recursos na educação, podem modificar os sistemas de relação ser humano-meio, e também se instalar como componente cultural. Os diversos multimeios chamados de tecnologias da inteligência, reorganizam de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. Na medida em que a tecnologia avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem e a ecologia cognitiva se transforma. Um ponto importante desses multimeios é a maneira de como fazer a interação, visto que esta não se inicia simplesmente porque se tem uma idéia. É preciso estar ciente de que os argumentos e justificativas estejam bem fundamentados. A partir desse ponto de vista, existe a preocupação com questões metodológicas que contribuam para o aprimoramento dessa integração. Portanto, pode-se dizer que a interação com os computadores, games, livros, internet, TV, vídeo e outros, representam a possibilidade de alteração das estruturas cognitivas do indivíduo, gerando um desequilíbrio que instaura uma nova forma de pensar. Isso leva a pensar numa outra escola, num outro planejamento escolar. Assim, é essencial discutir no ambiente escolar a construção deste novo planejamento, que não compactua com o tradicional, mas sim com uma simultânea articulação vertical e transversal dos conteúdos, sem uma estrutura preestabelecida de modo rígido. Essa nova forma deve visar o processo de aprendizagem e a construção de conhecimento. Além disso, deve estar de acordo com as prioridades de cada comunidade escolar. Assim a aprendizagem se constituirá num espaço multidiferencial. Este trabalho demonstra as considerações relacionadas ao uso dos multimeios. O que se pretende é contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia, mais eficaz, com alguns exemplos práticos. Em seguida são analisados os resultados e feitas as conclusões e sugestões para a continuidade desse trabalho num futuro bem próximo, durante o desenvolvimento do doutorado. Pretende-se pois, poder conquistar alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa, incutindo-lhes o gosto pelos livros, filmes, informática e outros, de modo a que estes façam parte do seu quotidiano, estando inseridos no lazer, no tempo livre, proporcionando-lhes prazer. Cabe salientar aqui que o termo multimídia ficou consagrado e popularizado nos meios de comunicação, enquanto que o termo hipermedia seria a integração da multimídia ou dos multimeios em ambiente hipertexto. Estes termos serão mais bem definidos no decorrer do trabalho.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Silvana Aparecida Lucina e2012-10-18T12:00:57Z2012-10-18T12:00:57Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 142 f.| il., grafs.application/pdf185210http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:28:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80247Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipermídia construindo a aprendizagem
title Hipermídia construindo a aprendizagem
spellingShingle Hipermídia construindo a aprendizagem
Silva, Silvana Aparecida Lucina e
Engenharia de produção
Multimeios
Multímidia interativa
Aprendizagem
title_short Hipermídia construindo a aprendizagem
title_full Hipermídia construindo a aprendizagem
title_fullStr Hipermídia construindo a aprendizagem
title_full_unstemmed Hipermídia construindo a aprendizagem
title_sort Hipermídia construindo a aprendizagem
author Silva, Silvana Aparecida Lucina e
author_facet Silva, Silvana Aparecida Lucina e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Aparecida Lucina e
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Multimeios
Multímidia interativa
Aprendizagem
topic Engenharia de produção
Multimeios
Multímidia interativa
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T12:00:57Z
2012-10-18T12:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185210
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247
identifier_str_mv 185210
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 142 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652389716066304