AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FROEMING, LURDES MARLENE SEIDE, SPILIMBERGO, PATRICIA, SCHIAVO, MARILEIDE REGINA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136041
Resumo: Este artigo tem o propósito de apresentar a trajetória de uma Instituição de Ensino Superior – IES, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, na busca da integração de seu processo de Avaliação Institucional com os propósitos do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A apresentação se calca no resgate histórico de suas ações que iniciaram antes da Lei do SINAES 10.861 de 2004. Foram utilizados dados secundários constantes nos relatórios produzidos pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da UNIJUÍ. Para melhor entendimento, a trajetória foi elaborada em quatro fases: 1ª fase: Período anterior ao SINAES; 2ª fase: Destaque para a ação; 3ª fase: A avaliação em nova perspectiva e 4ª fase: Debate sobre concepção de avaliação e o papel da CPA. Esta trajetória permite uma reflexão sobre o sentido de um processo de avaliação institucional que atende às Diretrizes à Avaliação da Educação Superior (Brasília, 2004) principalmente no que concerne aos propósitos de: avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a autoanálise visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional; e privilegiar o conceito de autoavaliação como uma ferramenta de gestão estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para sua regionalização.
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