AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136041 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de apresentar a trajetória de uma Instituição de Ensino Superior – IES, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, na busca da integração de seu processo de Avaliação Institucional com os propósitos do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A apresentação se calca no resgate histórico de suas ações que iniciaram antes da Lei do SINAES 10.861 de 2004. Foram utilizados dados secundários constantes nos relatórios produzidos pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da UNIJUÍ. Para melhor entendimento, a trajetória foi elaborada em quatro fases: 1ª fase: Período anterior ao SINAES; 2ª fase: Destaque para a ação; 3ª fase: A avaliação em nova perspectiva e 4ª fase: Debate sobre concepção de avaliação e o papel da CPA. Esta trajetória permite uma reflexão sobre o sentido de um processo de avaliação institucional que atende às Diretrizes à Avaliação da Educação Superior (Brasília, 2004) principalmente no que concerne aos propósitos de: avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a autoanálise visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional; e privilegiar o conceito de autoavaliação como uma ferramenta de gestão estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para sua regionalização. |
id |
UFSC_01fdb3cc768d47be288495cecc88ecbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136041 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍEste artigo tem o propósito de apresentar a trajetória de uma Instituição de Ensino Superior – IES, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, na busca da integração de seu processo de Avaliação Institucional com os propósitos do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A apresentação se calca no resgate histórico de suas ações que iniciaram antes da Lei do SINAES 10.861 de 2004. Foram utilizados dados secundários constantes nos relatórios produzidos pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da UNIJUÍ. Para melhor entendimento, a trajetória foi elaborada em quatro fases: 1ª fase: Período anterior ao SINAES; 2ª fase: Destaque para a ação; 3ª fase: A avaliação em nova perspectiva e 4ª fase: Debate sobre concepção de avaliação e o papel da CPA. Esta trajetória permite uma reflexão sobre o sentido de um processo de avaliação institucional que atende às Diretrizes à Avaliação da Educação Superior (Brasília, 2004) principalmente no que concerne aos propósitos de: avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a autoanálise visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional; e privilegiar o conceito de autoavaliação como uma ferramenta de gestão estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para sua regionalização.INPEAU/UFSC2015-11-03T12:08:14Z2015-11-03T12:08:14Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136041ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLAFROEMING, LURDES MARLENE SEIDESPILIMBERGO, PATRICIASCHIAVO, MARILEIDE REGINAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T12:08:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T12:08:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ |
title |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ |
spellingShingle |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA |
title_short |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ |
title_full |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ |
title_fullStr |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ |
title_full_unstemmed |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ |
title_sort |
AS FASES DE EVOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A TRAJETÓRIA DA UNIJUÍ |
author |
ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA |
author_facet |
ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA FROEMING, LURDES MARLENE SEIDE SPILIMBERGO, PATRICIA SCHIAVO, MARILEIDE REGINA |
author_role |
author |
author2 |
FROEMING, LURDES MARLENE SEIDE SPILIMBERGO, PATRICIA SCHIAVO, MARILEIDE REGINA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA FROEMING, LURDES MARLENE SEIDE SPILIMBERGO, PATRICIA SCHIAVO, MARILEIDE REGINA |
description |
Este artigo tem o propósito de apresentar a trajetória de uma Instituição de Ensino Superior – IES, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, na busca da integração de seu processo de Avaliação Institucional com os propósitos do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A apresentação se calca no resgate histórico de suas ações que iniciaram antes da Lei do SINAES 10.861 de 2004. Foram utilizados dados secundários constantes nos relatórios produzidos pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da UNIJUÍ. Para melhor entendimento, a trajetória foi elaborada em quatro fases: 1ª fase: Período anterior ao SINAES; 2ª fase: Destaque para a ação; 3ª fase: A avaliação em nova perspectiva e 4ª fase: Debate sobre concepção de avaliação e o papel da CPA. Esta trajetória permite uma reflexão sobre o sentido de um processo de avaliação institucional que atende às Diretrizes à Avaliação da Educação Superior (Brasília, 2004) principalmente no que concerne aos propósitos de: avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a autoanálise visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional; e privilegiar o conceito de autoavaliação como uma ferramenta de gestão estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para sua regionalização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03T12:08:14Z 2015-11-03T12:08:14Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136041 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652411619770368 |