Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cação, Ana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Pedro, Frade, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245022
Resumo: O impacto ambiental causado pela extração de areia e pedra nos Açores, maioritariamente para o setor da construção civil, evidencia a necessidade de se procurarem alternativas à construção com cimento, bem como a redução da utilização da pedra que compõe os solos açorianos. Na busca por técnicas e materiais alternativos, mais sustentáveis, a arquitetura vernácula surge como um caminho viável, já que as técnicas construtivas ancestrais utilizam materiais disponíveis localmente e adaptam-se à realidade de cada cultura. O presente artigo surge de um estudo preliminar de reabilitação de uma estrutura pré-existente em pedra, num novo espaço, criado com recurso à construção em taipa de pilão. Este projeto pretende mostrar a relevância e pertinência na atualidade destas técnicas, cujas vantagens ecológicas se aliam também a características técnicas com interesse e, sobretudo, a um elevado valor estético.
id UFSC_02100539e50818ef6b384f6e2263c1d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245022
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianasResurgence of earth on stone in azorean housestecnologia construtiva;sustentabilidade;taipa;ruínaconstructive technology; sustainability; rammed earth; ruinO impacto ambiental causado pela extração de areia e pedra nos Açores, maioritariamente para o setor da construção civil, evidencia a necessidade de se procurarem alternativas à construção com cimento, bem como a redução da utilização da pedra que compõe os solos açorianos. Na busca por técnicas e materiais alternativos, mais sustentáveis, a arquitetura vernácula surge como um caminho viável, já que as técnicas construtivas ancestrais utilizam materiais disponíveis localmente e adaptam-se à realidade de cada cultura. O presente artigo surge de um estudo preliminar de reabilitação de uma estrutura pré-existente em pedra, num novo espaço, criado com recurso à construção em taipa de pilão. Este projeto pretende mostrar a relevância e pertinência na atualidade destas técnicas, cujas vantagens ecológicas se aliam também a características técnicas com interesse e, sobretudo, a um elevado valor estético.The environmental impact caused by the extraction of sand and stone in Azores, mainly for the construction sector, demands the search for alternatives to construction with concrete, as well as the reduction of the use of stone that makes up the Azorean soils. In the search for alternative, more sustainable techniques and materials, vernacular architecture emerges as a viable path, since ancestral construction techniques use locally available materials and tend to adapt to each culture. This article arises from a preliminary study on the rehabilitation of a pre-existing stone structure, into a new building, created using a rammed earth construction. This project aims to show the relevance and relevance of these techniques today, which have not only ecological advantages but also interesting technical characteristics and, above all, a high aesthetic value.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-10T16:07:15Z2023-03-10T16:07:15Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245022Cação, AnaOliveira, PedroFrade, Joséporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T16:07:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245022Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-10T16:07:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
Resurgence of earth on stone in azorean houses
title Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
spellingShingle Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
Cação, Ana
tecnologia construtiva;
sustentabilidade;
taipa;
ruína
constructive technology; sustainability; rammed earth; ruin
title_short Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
title_full Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
title_fullStr Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
title_full_unstemmed Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
title_sort Ressurgimento da terra sobre pedra nas casas açorianas
author Cação, Ana
author_facet Cação, Ana
Oliveira, Pedro
Frade, José
author_role author
author2 Oliveira, Pedro
Frade, José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cação, Ana
Oliveira, Pedro
Frade, José
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia construtiva;
sustentabilidade;
taipa;
ruína
constructive technology; sustainability; rammed earth; ruin
topic tecnologia construtiva;
sustentabilidade;
taipa;
ruína
constructive technology; sustainability; rammed earth; ruin
description O impacto ambiental causado pela extração de areia e pedra nos Açores, maioritariamente para o setor da construção civil, evidencia a necessidade de se procurarem alternativas à construção com cimento, bem como a redução da utilização da pedra que compõe os solos açorianos. Na busca por técnicas e materiais alternativos, mais sustentáveis, a arquitetura vernácula surge como um caminho viável, já que as técnicas construtivas ancestrais utilizam materiais disponíveis localmente e adaptam-se à realidade de cada cultura. O presente artigo surge de um estudo preliminar de reabilitação de uma estrutura pré-existente em pedra, num novo espaço, criado com recurso à construção em taipa de pilão. Este projeto pretende mostrar a relevância e pertinência na atualidade destas técnicas, cujas vantagens ecológicas se aliam também a características técnicas com interesse e, sobretudo, a um elevado valor estético.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
2023-03-10T16:07:15Z
2023-03-10T16:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245022
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652100034363392