Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garlini, Jéssica Augusta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250028
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.
id UFSC_02544d55d9250d0683503acb4f07cbe3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/250028
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamentalFísicaTermologiaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.Este trabalho apresenta as etapas de concepção, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino de Termologia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração estratégias de abordagem e instrumentos de ensino condizentes com o nível de desenvolvimento dos estudantes nessa fase. A sequência didática baseia-se na utilização de experimentos de baixo custo, acompanhados de roteiro experimental, atividades de desenho, uso de um simulador virtual, também com roteiro de desenvolvimento, e uma cartilha para uso do estudante. Ademais, foi proposta a construção de mapas conceituais como instrumentos organizadores da aprendizagem, além de serem utilizados na avaliação global da aprendizagem referente aos conteúdos abordados. A sequência didática foi aplicada em uma das turmas de quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de Timbó ? SC, que possibilitou a coleta de dados que se deu por meio de gravação das aulas em áudio, registro fotográfico e recolhimento dos registros feitos pelos estudantes durante a realização das atividades em sala de aula. A aplicação teve duração total de duas semanas e meia, sendo distribuída em cinco dias, com três aulas em cada dia. A aplicação foi realizada no período de retorno às aulas presenciais após pandemia de COVID-19, quando a situação de contágio já estava controlada, porém exigindo ainda alguns cuidados, como por exemplo o uso de álcool em gel nas mãos e a redução do contato físico entre pessoas, o que foi considerado na adaptação das atividades e precaução durante a realização das aulas. A sequência didática possibilitou que os estudantes discutissem e se apropriassem, de forma integrada com elementos de artes, de alguns dos conceitos de termologia, como temperatura, calor, equilíbrio térmico e transferência de calor, o que tradicionalmente é abordado somente no Ensino Médio, e de forma isolada na disciplina de Física. Além disso, resultou em uma melhor interação entre professor e aluno e na participação mais efetiva dos estudantes. Os resultados obtidos são satisfatórios e indicam o potencial da proposta em relação a contribuição no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem de Física desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Abstract: This work presents the stages of conception, development and application of a didactic sequence aimed at teaching Termology for the Early Years of Elementary School, taking into account approach strategies and teaching instruments consistent with the level of development of students in this phase. The didactic sequence is based on the use of low-cost experiments, accompanied by an experimental script, drawing activities, use of a virtual simulator, also with a development script, and a booklet for student use. Furthermore, it was proposed the construction of conceptual maps as tools for organizing learning, in addition to being used in the overall assessment of learning related to the addressed content. The didactic sequence was applied in one of the fifth grade classes of Elementary School in a public school located in the municipality of Timbó - SC, which enabled the data collection that took place through audio recording of classes, photographic record and collection of data. records made by students during activities in the classroom. The application lasted a total of two and a half weeks, being distributed over five days, with three classes each day. The application was carried out during the return to face-to-face classes after the COVID-19 pandemic, when the contagion situation was already under control, but still requiring some care, such as the use of alcohol gel in the hands and the reduction of physical contact. between people, which was considered in the adaptation of activities and precautions during classes. The didactic sequence allowed students to discuss and appropriate, in an integrated way with art elements, some of the concepts of thermology, such as temperature, heat, thermal equilibrium and heat transfer, which is traditionally addressed only in high school, and in isolation in the discipline of Physics. In addition, it resulted in better teacher-student interaction and more effective student participation. The results obtained are satisfactory and indicate the proposal's potential in terms of contributing to the improvement of the teaching and learning process in Physics since the Early Years of Elementary School.Chavero, Lucas NatálioUniversidade Federal de Santa CatarinaGarlini, Jéssica Augusta2023-09-01T13:06:12Z2023-09-01T13:06:12Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis332 p.| il.application/pdf383315https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:06:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/250028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:06:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
title Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
Garlini, Jéssica Augusta
Física
Termologia
title_short Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma proposta de sequência didática para o ensino de termologia nos anos iniciais do ensino fundamental
author Garlini, Jéssica Augusta
author_facet Garlini, Jéssica Augusta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chavero, Lucas Natálio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garlini, Jéssica Augusta
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Termologia
topic Física
Termologia
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01T13:06:12Z
2023-09-01T13:06:12Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 383315
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250028
identifier_str_mv 383315
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 332 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652234971414528