Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luci Mari Aparecida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187310
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
id UFSC_0283bddc0130da22658e30c218b12d22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187310
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicasAdministraçãoEnsino superiorPós-graduaçãoGestão estratégicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.Os Programas de Pós-Graduação brasileiros são avaliados pelo Sistema de Avaliação da Pós-Graduação, o qual é gerenciado pela CAPES. Esta, afere os níveis de qualidade e desempenho dos Programas avaliados. Nesse contexto, este estudo tem o propósito de analisar como ocorreu o processo de formação e implementação das estratégias do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, para atender o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação, a partir da Teoria das Capacidades Dinâmicas. Realizou-se uma pesquisa teórico empírica, de abordagem Qualitativa, caracterizada como Dedutiva, Aplicada, Descritiva e Ex-Post-Facto, referente ao quadriênio de avaliação 2013-2016. Para estratégia de investigação, adotou-se o Estudo de Caso Único, respaldado em proposições teóricas, selecionado de modo intencional e por acessibilidade, aliado às Pesquisas Bibliográfica e Documental. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas com três atores sociais que faziam parte da gestão do Programa no quadriênio, além da técnica documental. Para as análises de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, que contou com categorias analíticas estabelecidas a partir da base teórica, e a Análise Documental. Os resultados demonstraram que havia estratégias no PPGA voltadas a atender ao Sistema de Avaliação. Verificou-se, também, aspectos de Cultura Organizacional e de Isomorfismo que impactaram na atuação dos sujeitos envolvidos na execução dos trabalhos relacionados à Avaliação. Emergiram, ainda, as capacidades dinâmicas: Capacidade de Comunicação e Articulação de Informações e Capacidade de Adaptação Estratégica . Assim, para que estas pudessem ser aproveitadas, no sentido de ampliar o desempenho do PPGA na Avaliação, foi proposta a utilização da ferramenta estratégica Painel de Controle Estratégico, de modo a sistematizar a gestão de informações vinculadas aos indicadores da Avaliação. Por fim, constatou-se que o PPGA se utiliza do processo estratégico e apresentou capacidades dinâmicas voltadas a atender ao Sistema de Avaliação. Desse modo, emergiram as contribuições do modelo de Gestão Estratégica, aliado à abordagem da Teoria das Capacidades Dinâmicas, para o contexto da Avaliação da Pós-Graduação no Caso selecionado.Abstract : In Brazil, CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) manage the assessment system for post-graduation courses programs, who setting up the quality and performance levels of the postgraduate courses. In this context, this study aims to analyze how the process of making and deployment of strategies of the PPGA (Programa de Pós-graduação em Administração) of UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), to meet the criteria of the evaluation system of the Post Graduation. As premise that Dynamic Capacities Theory can bring contributions to the thematic of post-graduation assessment system, we chose this theory as theoretical basis. As research methods, use the qualitative approach, with empirical theoretical method and deductive analysis. To Ex-Post-fact and descriptive data, of the quadrennial evaluation period 2013-2016. The research developed through a bibliographical and documentary survey, for a single case study, chosen because of the ease of obtaining data and the intention to serve the postgraduate program to which this research belongs. Data collection come from document analysis, and from semi-structured interviews with three people related to management of PPGA in the selected evaluation period. To analyze the data, analytical categories was setting up from the theoretical basis to make the documents and contents analysis. As a result of the analyses, was found strategies in the PPGA for attending the evaluation system. Also found aspects of Organizational Culture and Isomorphism, impacting the activities done by the people involved in the work related to the evaluation and dynamic capabilities emerged: "Communication Ability and Information Articulation" and "Strategic Adaptation Ability". Them, as help the use of these abilities and to improve the PPGA's performance in the assessment system, proposes an information technology tool, to systematize information management related to assessment indicators. At end was found that the PPGA make use of the strategic process and show dynamic capabilities to meet the assessment system. Under the context of the selected case and the Dynamic Capacities Theory approach, arise the contributions of the Strategic Management Model to the post-graduation assessment context.Martins, Cibele BarsaliniUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Luci Mari Aparecida2018-06-22T04:03:52Z2018-06-22T04:03:52Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis221, 36 p.| il., gráfs.application/pdf352355https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-22T04:03:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-22T04:03:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
title Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
spellingShingle Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
Rodrigues, Luci Mari Aparecida
Administração
Ensino superior
Pós-graduação
Gestão estratégica
title_short Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
title_full Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
title_fullStr Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
title_full_unstemmed Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
title_sort Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas
author Rodrigues, Luci Mari Aparecida
author_facet Rodrigues, Luci Mari Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Cibele Barsalini
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luci Mari Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino superior
Pós-graduação
Gestão estratégica
topic Administração
Ensino superior
Pós-graduação
Gestão estratégica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-22T04:03:52Z
2018-06-22T04:03:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 352355
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187310
identifier_str_mv 352355
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221, 36 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652327649804288