A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Thiago Luiz de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176735
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
id UFSC_b3d8747c2ae9aecdd0946c2afd798329
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176735
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSCAdministraçãoEstudo e ensino (Pós-graduação)Ensino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.Os estudantes formados, ex-alunos de uma instituição de ensino, são definidos como egressos e podem ser considerados um dos patrimônios mais valiosos de uma instituição de ensino, pois são eles que propagarão o nome da instituição a partir da qualidade da formação recebida. O processo de avaliação dos programas de pós-graduação, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? Capes, é bastante complexo e rigoroso, e leva em consideração, entre outros fatores, a relação dos programas com os seus egressos, contemplando dados do perfil, publicações, participações em eventos e em núcleos de pesquisa e a inserção social dos alunos formados. Assim, realizar a gestão do relacionamento com os egressos, mantendo-os conectados à instituição, é essencial à gestão da pós-graduação. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo propor diretrizes para a gestão do relacionamento com os egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGA, recorrendo-se a um estudo com características metodológicas aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, para a consecução do objetivo proposto. Como conclusões, destaca-se que não foram identificadas práticas por parte do Programa estudado em relação à gestão do relacionamento com os egressos e que, para a Coordenação do PPGA, os professores possuem papel fundamental no envolvimento dos alunos em atividades do Programa. Em relação ao perfil dos egressos, verificou-se, entre outras características, que 96% dos mestres e 100% dos doutores possuem currículo Lattes, sendo que, destes, 66% dos mestres e 100% dos doutores o atualizaram há menos de dois anos. Observou-se que 10% dos egressos do Programa fazem parte de grupos de pesquisa vinculados ao PPGA e que 38% dos ex-alunos possuem ao menos uma publicação com seus orientadores após a formação. Constatou-se, ainda, que entre as práticas de gestão do relacionamento com egressos informadas por Programas de Pós-Graduação de Instituições brasileiras, com conceitos Capes superiores ao PPGA, nove foram contempladas pela teoria consultada e dez são inovadoras em relação ao referencial teórico. Por fim, definiram-se diretrizes para a gestão do relacionamento do PPGA com seus egressos baseado nos pilares: conscientização e priorização pelo Programa; sensibilização do discente; acompanhamento de egressos; comunicação; manutenção do vínculo; e monitoramento dos resultados.<br>Abstract : Graduate students are defined as alumni and they can be considered one of the most valuable patrimonies of an educational institution, since they are the ones who will spread the name of the institution based on the quality of the training received. The process of evaluating graduate programs, carried out by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Capes, is quite complex and rigorous, and it takes into account, among other factors, the relationship between the programs and their alumni, considering their profile, publications, participation in events and in research groups and the social insertion of the graduated students. Thus, managing the relationship with alumni, keeping them connected to the institution, is essential to graduate management. In this way, the present study aimed to propose guidelines for the management of the relationship with the alumni of the Graduate Program in Administration of the Federal University of Santa Catarina - PPGA, using a study with methodological characteristics applied, qualitative, descriptive, bibliographical, documentary and case study, in order to achieve the proposed objective. As a conclusion, it should be noted that there were no practices identified by the Program studied in relation to the management of the relationship with the alumni and that, for the Program Coordination, professors play a fundamental role in the involvement of students in Program activities. In relation to the profile of the graduates, it was verified, among other characteristics, that 96% of the masters and 100% of the PhD's have Lattes curriculum which 66% of the masters and 100% of the PhD's updated it less than two years ago. It was observed that 10% of the alumni of the Program are part of research groups linked to PPGA and that 38% of the alumni have, at least, one publication with their advisors after the course conclusion. It was also verified that among the practices of management of the relationship with alumni informed by Graduate Programs of Brazilian Institutions, with Capes grades superior than PPGA, nine were contemplated by the theory consulted and ten are innovative in relation to the theoretical reference. Finally, guidelines were defined for the management of PPGA's relationship with its alumni based on the pillars: awareness and prioritization by the Program; sensitization of the student; monitoring of graduates; communication; link maintenance; and monitoring of results.Pacheco, Andressa Sasaki VasquesUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Thiago Luiz de Oliveira2017-06-27T04:16:50Z2017-06-27T04:16:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| il., tabs.application/pdf345862https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T04:16:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:16:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
title A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
spellingShingle A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
Cabral, Thiago Luiz de Oliveira
Administração
Estudo e ensino (Pós-graduação)
Ensino superior
title_short A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
title_full A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
title_fullStr A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
title_full_unstemmed A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
title_sort A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
author Cabral, Thiago Luiz de Oliveira
author_facet Cabral, Thiago Luiz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Thiago Luiz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Estudo e ensino (Pós-graduação)
Ensino superior
topic Administração
Estudo e ensino (Pós-graduação)
Ensino superior
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27T04:16:50Z
2017-06-27T04:16:50Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345862
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176735
identifier_str_mv 345862
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652412666249216