Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)

Bibliographic Details
Main Author: Ribeiro, Imaculada da Conceição
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFSC
Download full: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169515
Summary: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_dd184545a443c12774bcb1ae710eaf2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169515
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Imaculada da ConceiçãoEvangelista, Olinda2016-10-19T13:04:17Z2016-10-19T13:04:17Z2015338848https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169515Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.Nesta pesquisa discutimos as políticas do governo timorense de formação de professores para o ensino pré-escolar até o superior. Exploramos os problemas existentes e o que pode ser feito para que a política de educação em Timor-Leste envolva a formação dos professores no seu planejamento, tendo em vista o futuro da nação. A metodologia adotada neste trabalho envolveu: balanço de literatura para verificação dos autores que se dedicaram ao tema e como o discutiram; análise de documentação do Estado sobre a política de formação docente e análise da atual política educacional e de formação docente no Timor-Leste; exposição da formação dos professores do ensino pré-escolar ao ensino superior. Atualmente, falta formação o que gera, obviamente, um impacto negativo sobre a qualidade do ensino e a aprendizagem em sala de aula e ainda um impacto negativo sobre os potenciais dos futuros alunos. Neste pesquisa, discutimos o nível de educação e formação dos professores em Timor-Leste. Além disso, destacamos a história da colonização portuguesa, a invasão pela Indonésia e a restauração da independência do Timor-Leste. Para responder aos problemas associados com a falta de formação dos professores, foram examinados os seguintes pontos: Política Educacional no Timor-Leste; formação docente após o ano de 2000 e formação do professor na atualidade.<br>Abstract : In this research, we discuss the policies of the Timorese government teacher training for pre-school education to superior education. We explored the problems and what can be done so that education policy in East Timor involves the training of teachers in their planning with a view to the future of the nation. The methodology used in this study included: literature balance for verification of authors who have dedicated themselves to the subject and as discussed; State analysis of documentation on teacher training policy and analysis of current educational policy and teacher education in Timor-Leste; Exposure teacher education pre-school to higher education. Currently, they lack training, which obviously generates a negative impact on the quality of teaching and learning in the classroom and even a negative impact on potential future students. In this research, we discuss the level of education and teacher training in East Timor. In addition, it highlights the history of Portuguese colonization, invasion by Indonesia and the restoration of independence of East Timor. To address the problems associated with the lack of teacher training, the following points were examined: Educational Policy in East Timor; teacher training after the year 2000 and teacher education today.69 p.| il.porEducaçãoTimor LesteEducação e EstadoTimor LesteProfessoresFormaçãoTimor LesteEducação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL338848.pdfapplication/pdf446237https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169515/1/338848.pdfeec5816fff118b0bc81ae4fb7939cb74MD51123456789/1695152016-10-19 11:04:17.105oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169515Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:04:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
title Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
spellingShingle Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
Ribeiro, Imaculada da Conceição
Educação
Timor Leste
Educação e Estado
Timor Leste
Professores
Formação
Timor Leste
title_short Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
title_full Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
title_fullStr Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
title_full_unstemmed Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
title_sort Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)
author Ribeiro, Imaculada da Conceição
author_facet Ribeiro, Imaculada da Conceição
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Imaculada da Conceição
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Evangelista, Olinda
contributor_str_mv Evangelista, Olinda
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Timor Leste
Educação e Estado
Timor Leste
Professores
Formação
Timor Leste
topic Educação
Timor Leste
Educação e Estado
Timor Leste
Professores
Formação
Timor Leste
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-19T13:04:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-19T13:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169515
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 338848
identifier_str_mv 338848
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169515/1/338848.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eec5816fff118b0bc81ae4fb7939cb74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805171124305920