Gestão de programas de pós-graduação de excelência acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Costa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215098
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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spelling Gestão de programas de pós-graduação de excelência acadêmica da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEnsino superiorAdministração públicaUniversidades e faculdades públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.Esta dissertação resulta de um estudo sobre a gestão de programas de pós-graduação de excelência acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Buscou-se analisar os elementos dos movimentos que descrevem a história da administração pública presentes na gestão desses programas da UFSC que obtiveram o conceito máximo na última avaliação quadrienal da CAPES. Além disso, teve-se como propósito nesta pesquisa a identificação das boas práticas da gestão desses programas. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo multicaso, de abordagem qualitativa, descritivo quanto aos objetivos e de natureza aplicada. A coleta de dados compreendeu o período de 2013 a 2016, coincidindo com a última avaliação quadrienal realizada pela CAPES. Utilizou-se a análise de conteúdo como procedimento analítico dos dados coletados por meio de pesquisas documentais e entrevistas semiestruturadas. As análises foram subsidiadas essencialmente por aportes teóricos sobre os indicadores de excelência acadêmica preconizados pelo Sistema de Avaliação da CAPES e os diferentes movimentos que descrevem a história da administração pública. Os resultados permitiram identificar que há uma atuação significativa dos programas analisados no sentido de atender às demandas inerentes à internacionalização da avaliação da CAPES. Além disso, os programas contribuem expressivamente na nucleação de programas de pós-graduação menos consolidados. Foram identificadas ainda boas práticas na gestão dos programas que poderão auxiliar coordenadores de programas que estejam em fase de consolidação com vistas à melhoria de seus procedimentos e desempenhos. Por fim, verificou-se a predominância de elementos da abordagem gerencialista na gestão dos programas de pós-graduação de excelência acadêmica analisados, uma vez que possuem orientação a resultados, sendo avaliados periodicamente por meio de indicadores de desempenho. Ademais, constatou-se a presença de mecanismos do movimento burocrático e elementos de caráter democratizante.<br>Abstract : This dissertation results from a study about the postgraduate programs management of Academic Excellence of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). We had focused on analysing the elements of the movements that describe the history of the public administration present in the management of these UFSC programs that obtained the maximum concept in the last CAPES four-year evaluation. In addition, the purpose of this research was to identify good practices in the management of these programs. The research was carried out by means of a multi-objective study, with a qualitative approach, descriptive about the objectives and of an applied nature. The data collection comprised the period from 2013 to 2016, coinciding with the last four-year evaluation carried out by CAPES. Content analysis was used as an analytical procedure for data collected through documentary research and semi-structured interviews. The analyses were essentially subsidized by theoretical contributions of the indicators of academic excellence recommended by the CAPES Evaluation System and the different movements that describe the history of public administration. The results allowed identifying that there is a significant performance of the analysed programs in order to meet the demands inherent to the internationalization of the CAPES evaluation. In addition, the programs contribute significantly to the nucleation of less consolidated graduate programs. Good practices have also been identified in the management of programs that may help coordinators of programs that are in the process of being consolidated in order to improve their procedures and performance. Finally, it was verified the predominance of elements of the managerialism approach in the management of the graduate programs of academic excellence analysed, since they have orientation to results, being evaluated periodically through performance indicators. In addition, the presence of mechanisms of bureaucratic movement and elements of democratizing character were verified.Martins, Cibele BarsaliniUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Gabriela Costa de2020-10-21T21:13:05Z2020-10-21T21:13:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf362692https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215098porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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