Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leonardo Borges da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229142
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
id UFSC_570b42ce19b80b514e5ee7562098fb2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229142
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa CatarinaUniversidades e faculdadesCompetências essenciaisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.As universidades precisam ter gestores com qualificações que ofereçam condições ao desenvolvimento da pesquisa, conduzindo a instituição a excelência. Essa realidade se estende aos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Programa de Excelência da CAPES. Este estudo teve por objetivo geral estruturar um programa de desenvolvimento de competências gerenciais de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação vinculados ao Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Para o alcance do objetivo foram elencados outros: conhecer políticas e diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal no contexto dos gestores universitários no que diz respeito à pós-graduação; definir e identificar as competências gerenciais requeridas e existentes aos Coordenadores de PPG vinculados ao PROEX/CAPES da UFSC; analisar programas de desenvolvimento ou capacitação profissional da UFSC para gestores universitários no que diz respeito à pós-graduação e; propor um programa de desenvolvimento de competências gerenciais desses Coordenadores. A pesquisa foi aplicada, de caráter quantitativo e qualitativo, classificada como descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Para a coleta de dados foram feitas análise documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e questionário. Foram aplicadas 17 entrevistas e questionário com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. O resultado principal da pesquisa foi o mapeamento das competências dos gestores e a criação de uma proposta de Programa de Desenvolvimento de Competências Gerenciais, além de sugestões para a criação de uma Comunidade de Prática. Recomenda-se a implantação do programa sugerido, acompanhamento e avaliação, bem como utilizar a metodologia desta pesquisa para outros setores da instituição e para Programas de Pós-Graduação de outras instituições.Abstract: Universities need to have managers with qualifications that offer conditions for research development, leading the institution to excellence. This reality also broads to Graduate Programs linked to the CAPES Excellence Program. This study aimed to structure a program for developing managerial skills for graduation programs coordinators linked to the CAPES academic excellence program. To reach this goal, other ones were listed: to know policies and guidelines for personnel development in the federal public administration in the context of university administrators about postgraduate studies; to define and identify the managerial skills required and existing for Graduation-programmes-Coordinators linked to PROEX/CAPES at UFSC; to analyze professional development or training programs at UFSC for university administrators with regard to postgraduate studies and; propose a program for the development of managerial skills for these Coordinators. The research was applied in a quantitative and qualitative approach and classified as descriptive. It presented characteristics of a bibliographical, documental, field research, and case study. For data collection, documental and bibliographic analyses, semi-structured interviews, and a questionnaire were performed. Seventeen interviews and a questionnaire were applied with the research subjects. Data analysis was performed by analyzing the content retrieved. The main result obtained in the survey was the mapping of the managers' skills and the creation of a Management Competency Development Program proposal and suggestions for creating a Practicing Community. Moreover, the implementation of the suggested program is recommended, in addition to monitoring and evaluation, as well as applying the methodology of this research for other sectors of the institution and Graduate Programs of other institutions.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Leonardo Borges da Silva2021-10-14T19:29:07Z2021-10-14T19:29:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis271 p.| il., gráfs.application/pdf373174https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229142porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:29:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229142Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:29:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
title Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
Martins, Leonardo Borges da Silva
Universidades e faculdades
Competências essenciais
title_short Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Desenvolvimento de competências gerenciais para coordenadores de programas de pós-graduação vinculados ao programa de excelência acadêmica: uma proposta para a Universidade Federal de Santa Catarina
author Martins, Leonardo Borges da Silva
author_facet Martins, Leonardo Borges da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Leonardo Borges da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades
Competências essenciais
topic Universidades e faculdades
Competências essenciais
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:29:07Z
2021-10-14T19:29:07Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373174
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229142
identifier_str_mv 373174
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 271 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651886439432192