Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. |
id |
UFSC_02ac1840c4fe7a33a99f3763ec4bec10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252346 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativoHistória da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didáticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar dois livros didáticos brasileiros de Desenho Linear a fim de melhor compreender e identificar as possíveis transformações e permanências didático-pedagógicas sobre este conteúdo no final do século XIX à primeira metade do século XX. As obras selecionadas são duas edições do livro 'Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática', de Abílio César Borges, e uma edição do livro 'Elementos de Geometria e Desenho Linear', de Hypérides Zanello. Apoiados por conceitos da história das disciplinas escolares de Chervel (1990) e das escolhas dos livros didáticos anunciados por Choppin (2012), as análises indicam abordagens de ensino distintas. Nota-se na obra publicada ao fim do século XIX tendências tradicionais com ênfase na memorização, priorizando uma abordagem teórica, enfatizando definições e apresentações de objetos geométricos. Por outro lado, mesmo mantendo em seu texto o foco a teoria, a obra publicada ao fim da primeira metade do século XX parece entender que a geometria está intimamente relacionada às medidas e grandezas. Isto se salienta na forma que é feita a apresentação dos conceitos geométricos – que sempre tem em suas definições aspectos envolvendo medidas e grandezas – no foco em mostrar aos alunos as relações métricas entre medidas e a ampla oferta de exercícios para o cálculo de perímetros, áreas e volumes. Ao destacar essas diferenças pedagógicas, este estudo busca refletir criticamente sobre as práticas de ensino atuais em geometria e desenho, considerando as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Compreender as transformações e permanências no ensino dessas disciplinas é fundamental para promover uma educação matemática mais contextualizada e efetiva.Florianópolis, SC.Costa, David Antônio daUniversidade Federal de Santa Catarina.Ávila, Inácio José de Azambuja de2023-12-01T12:10:24Z2023-12-01T12:10:24Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-01T12:10:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-01T12:10:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo |
title |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo |
spellingShingle |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo Ávila, Inácio José de Azambuja de História da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didático |
title_short |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo |
title_full |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo |
title_fullStr |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo |
title_full_unstemmed |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo |
title_sort |
Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo |
author |
Ávila, Inácio José de Azambuja de |
author_facet |
Ávila, Inácio José de Azambuja de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, David Antônio da Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Inácio José de Azambuja de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didático |
topic |
História da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didático |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01T12:10:24Z 2023-12-01T12:10:24Z 2023-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652268258459648 |