Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Inácio José de Azambuja de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
id UFSC_02ac1840c4fe7a33a99f3763ec4bec10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252346
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativoHistória da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didáticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar dois livros didáticos brasileiros de Desenho Linear a fim de melhor compreender e identificar as possíveis transformações e permanências didático-pedagógicas sobre este conteúdo no final do século XIX à primeira metade do século XX. As obras selecionadas são duas edições do livro 'Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática', de Abílio César Borges, e uma edição do livro 'Elementos de Geometria e Desenho Linear', de Hypérides Zanello. Apoiados por conceitos da história das disciplinas escolares de Chervel (1990) e das escolhas dos livros didáticos anunciados por Choppin (2012), as análises indicam abordagens de ensino distintas. Nota-se na obra publicada ao fim do século XIX tendências tradicionais com ênfase na memorização, priorizando uma abordagem teórica, enfatizando definições e apresentações de objetos geométricos. Por outro lado, mesmo mantendo em seu texto o foco a teoria, a obra publicada ao fim da primeira metade do século XX parece entender que a geometria está intimamente relacionada às medidas e grandezas. Isto se salienta na forma que é feita a apresentação dos conceitos geométricos – que sempre tem em suas definições aspectos envolvendo medidas e grandezas – no foco em mostrar aos alunos as relações métricas entre medidas e a ampla oferta de exercícios para o cálculo de perímetros, áreas e volumes. Ao destacar essas diferenças pedagógicas, este estudo busca refletir criticamente sobre as práticas de ensino atuais em geometria e desenho, considerando as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Compreender as transformações e permanências no ensino dessas disciplinas é fundamental para promover uma educação matemática mais contextualizada e efetiva.Florianópolis, SC.Costa, David Antônio daUniversidade Federal de Santa Catarina.Ávila, Inácio José de Azambuja de2023-12-01T12:10:24Z2023-12-01T12:10:24Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-01T12:10:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-01T12:10:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
title Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
spellingShingle Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
Ávila, Inácio José de Azambuja de
História da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didático
title_short Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
title_full Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
title_fullStr Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
title_full_unstemmed Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
title_sort Desenho linear nas obras de Borges e Zanello: um estudo comparativo
author Ávila, Inácio José de Azambuja de
author_facet Ávila, Inácio José de Azambuja de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, David Antônio da
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Inácio José de Azambuja de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didático
topic História da Educação Matemática 2. Desenho Linear 3. Livro didático
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01T12:10:24Z
2023-12-01T12:10:24Z
2023-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652268258459648