A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Villela, Lucia Maria Aversa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95
Resumo: Durante a primeira metade do século XX, o ensino de Desenho Escolar sempre fez parte dos programas do Ensino Primário do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Sendo influenciadas pela visão educacional de Rui Barbosa, as leis entre 1890 e 1925 indicavam a utilização do método intuitivo nas escolas. Em 1932, as propostas dos Pioneiros da Escola Nova levaram o ensino de Desenho Escolar a procurar um caminho que direcionasse os alunos a uma educação dinâmica. Assim apresentamos uma breve análise da obra “Perspectiva de Observação: para uso dos professores e alumnos das escolas primarias, secundarias, normais e profissionais”, de 1936, livro que compunha a coleção FTD, em que estas propostas estão presentes.
id SBHMAT_906b5eb5dcd530a4485202d35522c53f
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/95
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIODesenhoLivros didáticosHistória da Educação MatemáticaDurante a primeira metade do século XX, o ensino de Desenho Escolar sempre fez parte dos programas do Ensino Primário do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Sendo influenciadas pela visão educacional de Rui Barbosa, as leis entre 1890 e 1925 indicavam a utilização do método intuitivo nas escolas. Em 1932, as propostas dos Pioneiros da Escola Nova levaram o ensino de Desenho Escolar a procurar um caminho que direcionasse os alunos a uma educação dinâmica. Assim apresentamos uma breve análise da obra “Perspectiva de Observação: para uso dos professores e alumnos das escolas primarias, secundarias, normais e profissionais”, de 1936, livro que compunha a coleção FTD, em que estas propostas estão presentes.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95/67Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGaspar, Jorge Alexandre dos SantosVillela, Lucia Maria Aversa2023-12-13T16:23:16Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/95Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:23:16Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
title A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
spellingShingle A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos
Desenho
Livros didáticos
História da Educação Matemática
title_short A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
title_full A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
title_fullStr A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
title_sort A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO
author Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos
author_facet Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos
Villela, Lucia Maria Aversa
author_role author
author2 Villela, Lucia Maria Aversa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos
Villela, Lucia Maria Aversa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Livros didáticos
História da Educação Matemática
topic Desenho
Livros didáticos
História da Educação Matemática
description Durante a primeira metade do século XX, o ensino de Desenho Escolar sempre fez parte dos programas do Ensino Primário do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Sendo influenciadas pela visão educacional de Rui Barbosa, as leis entre 1890 e 1925 indicavam a utilização do método intuitivo nas escolas. Em 1932, as propostas dos Pioneiros da Escola Nova levaram o ensino de Desenho Escolar a procurar um caminho que direcionasse os alunos a uma educação dinâmica. Assim apresentamos uma breve análise da obra “Perspectiva de Observação: para uso dos professores e alumnos das escolas primarias, secundarias, normais e profissionais”, de 1936, livro que compunha a coleção FTD, em que estas propostas estão presentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95/67
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462276472832