Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Idair Salete Mello
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_02bd0100cac5ea15eeb3f1ed01a85263
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130507
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.Conceitos MatemáticosIntervenção pedagógicamediaçãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este artigo tem como foco o processo de construção de conceitos matemáticos em uma turma de Educação Infantil. Nele serão resgatados alguns dos principais aspectos resultantes do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica em uma turma de educação infantil com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos. Apresentamos indicativos de como foi o processo de planejamento e implementação de atividades que envolveram a construção de conceitos matemáticos básicos, evidenciando aspectos do processo de observação e registro das intervenções, no sentido de caracterizar como as crianças constroem suas hipóteses e conduzem suas formas de pensar, especialmente quando o assunto tratado refere-se a noções de grandeza e comparações. A análise dos dados acorre à luz da teorização estudada no Curso de Especialização em Educação Infantil. Neste processo observamos importantes construções e inferências realizadas pelas crianças, além de um progresso na compreensão delas nas questões que dizem respeito às noções de grandeza (maior, menor, mesmo tamanho, etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprimento, largura).Florianópolis, SCCarlesso, DarianeUniversidade Federal de Santa CatarinaConte, Idair Salete Mello2015-03-12T11:49:52Z2015-03-12T11:49:52Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T11:49:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T11:49:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
title Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
spellingShingle Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
Conte, Idair Salete Mello
Conceitos Matemáticos
Intervenção pedagógica
mediação
title_short Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
title_full Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
title_fullStr Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
title_full_unstemmed Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
title_sort Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
author Conte, Idair Salete Mello
author_facet Conte, Idair Salete Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlesso, Dariane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Idair Salete Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos Matemáticos
Intervenção pedagógica
mediação
topic Conceitos Matemáticos
Intervenção pedagógica
mediação
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
2015-03-12T11:49:52Z
2015-03-12T11:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652301688111104