Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
id |
UFSC_02bd0100cac5ea15eeb3f1ed01a85263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130507 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.Conceitos MatemáticosIntervenção pedagógicamediaçãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este artigo tem como foco o processo de construção de conceitos matemáticos em uma turma de Educação Infantil. Nele serão resgatados alguns dos principais aspectos resultantes do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica em uma turma de educação infantil com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos. Apresentamos indicativos de como foi o processo de planejamento e implementação de atividades que envolveram a construção de conceitos matemáticos básicos, evidenciando aspectos do processo de observação e registro das intervenções, no sentido de caracterizar como as crianças constroem suas hipóteses e conduzem suas formas de pensar, especialmente quando o assunto tratado refere-se a noções de grandeza e comparações. A análise dos dados acorre à luz da teorização estudada no Curso de Especialização em Educação Infantil. Neste processo observamos importantes construções e inferências realizadas pelas crianças, além de um progresso na compreensão delas nas questões que dizem respeito às noções de grandeza (maior, menor, mesmo tamanho, etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprimento, largura).Florianópolis, SCCarlesso, DarianeUniversidade Federal de Santa CatarinaConte, Idair Salete Mello2015-03-12T11:49:52Z2015-03-12T11:49:52Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T11:49:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T11:49:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. |
title |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. |
spellingShingle |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. Conte, Idair Salete Mello Conceitos Matemáticos Intervenção pedagógica mediação |
title_short |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. |
title_full |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. |
title_fullStr |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. |
title_full_unstemmed |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. |
title_sort |
Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. |
author |
Conte, Idair Salete Mello |
author_facet |
Conte, Idair Salete Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carlesso, Dariane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conte, Idair Salete Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos Matemáticos Intervenção pedagógica mediação |
topic |
Conceitos Matemáticos Intervenção pedagógica mediação |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-19 2015-03-12T11:49:52Z 2015-03-12T11:49:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652301688111104 |