Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Matemática |
id |
UFSC_0302c44485778de699d71e01d0db4f85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238103 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em MatemáticaNosso objetivo de pesquisa é compreender como está sendo utilizada a Teoria de Aprendizagem Significativa e a Teoria de Assimilação nas pesquisas em dissertações e teses brasileiras no período de 2010 a 2021. A metodologia empregada foi o Estado do Conhecimento. O levantamento de dados foi realizado por meio de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações de trabalhos que tratassem da teoria ausubeliana no período em questão. Foram encontradas 36 pesquisas, sendo 31 dissertações e 5 teses. Observamos que a maioria dos trabalhos são da UFSM. Além disso, identificamos que nem todos os trabalhos que tratam de Aprendizagem Significativa tratam da Assimilação. Vimos também que, a maioria dos trabalhos tratam da assimilação, de modo mais específico, tratam da reconciliação integradora e muito pouco do esquecimento. Além disso, percebemos que a maioria das pesquisas aplicam a assimilação e muito pouco os tipos de aprendizagens.Blumenau, SCde Oliveira, Cintia Rosa da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Camila da Silva2022-08-09T21:45:08Z2022-08-09T21:45:08Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-09T21:45:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238103Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-09T21:45:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) |
title |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) |
spellingShingle |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) Pereira, Camila da Silva Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação. |
title_short |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) |
title_full |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) |
title_fullStr |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) |
title_full_unstemmed |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) |
title_sort |
Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021) |
author |
Pereira, Camila da Silva |
author_facet |
Pereira, Camila da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
de Oliveira, Cintia Rosa da Silva Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Camila da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação. |
topic |
Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Matemática |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-09T21:45:08Z 2022-08-09T21:45:08Z 2022-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043644636004352 |