Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Camila da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Matemática
id UFSC_0302c44485778de699d71e01d0db4f85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238103
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em MatemáticaNosso objetivo de pesquisa é compreender como está sendo utilizada a Teoria de Aprendizagem Significativa e a Teoria de Assimilação nas pesquisas em dissertações e teses brasileiras no período de 2010 a 2021. A metodologia empregada foi o Estado do Conhecimento. O levantamento de dados foi realizado por meio de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações de trabalhos que tratassem da teoria ausubeliana no período em questão. Foram encontradas 36 pesquisas, sendo 31 dissertações e 5 teses. Observamos que a maioria dos trabalhos são da UFSM. Além disso, identificamos que nem todos os trabalhos que tratam de Aprendizagem Significativa tratam da Assimilação. Vimos também que, a maioria dos trabalhos tratam da assimilação, de modo mais específico, tratam da reconciliação integradora e muito pouco do esquecimento. Além disso, percebemos que a maioria das pesquisas aplicam a assimilação e muito pouco os tipos de aprendizagens.Blumenau, SCde Oliveira, Cintia Rosa da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Camila da Silva2022-08-09T21:45:08Z2022-08-09T21:45:08Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-09T21:45:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238103Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-09T21:45:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
title Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
spellingShingle Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
Pereira, Camila da Silva
Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação.
title_short Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
title_full Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
title_fullStr Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
title_full_unstemmed Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
title_sort Teoria da Aprendizagem Significativa e de Assimilação na Educação Matemática: estado do conhecimento em dissertações e teses (2010-2021)
author Pereira, Camila da Silva
author_facet Pereira, Camila da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv de Oliveira, Cintia Rosa da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Camila da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação.
topic Estado do Conhecimento. Aprendizagem Significativa. Assimilação.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Matemática
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09T21:45:08Z
2022-08-09T21:45:08Z
2022-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652371727745024