The impact of a teacher educator?s mediational strategies on a novice teacher?s development of pedagogical concepts
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220440 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020. |
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The impact of a teacher educator?s mediational strategies on a novice teacher?s development of pedagogical conceptsLíngua inglesaProfessoresFormação de ConceitoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.No campo de formação de professores de inglês como Língua Estrangeira, os formadores de professores têm um papel fundamental: orientar, mentorear, desafiar e apoiar o desenvolvimento dos conceitos pedagógicos dos professores. Este estudo, que seguiu um dos principais princípios da Teoria Sociocultural de Vygotsky (1987), denominado mediação, teve como objetivo estudar como as estratégias de mediação do formador de professores impactaram no desenvolvimento pedagógico de um professor. Para tanto, foram utilizadas diferentes tipos de estratégias, sendo mais ou menos implícitas ou explícitas. A questão norteadora que permeou este estudo foi: ?Em que medida a configuração de mediação fornecida por um formador de professores impacta no desenvolvimento do professor?? Para responder a esta questão geral, são colocadas três questões específicas: Q1: ?Quais aspectos pedagógicos foram abordados ao longo das oito sessões de mediação??; Q2: Quais estratégias de mediação são utilizadas pelo formador de professores para mediar o professor ao longo das oito sessões de mediação??; e Q3: ?Podemos traçar uma relação entre os aspectos pedagógicos desenvolvidos pelo professor e as estratégias utilizadas pelo formador de professores? Se sim, como é essa relação??. Os dados foram coletados por meio de observação de aulas e sessões de feedback (chamadas sessões de mediação), ambas filmadas, e sua análise empregou métodos de pesquisa qualitativa. A análise revelou que: em primeiro lugar, respondendo à Q1, foram analisados quatro aspectos pedagógicos (contextualização, links, instruções e modelação); Em segundo lugar, abordando a Q2, a formadora de professores usou principalmente 8 estratégias, variando em termos de implicitação e explicitação: i) Estratégias implícitas (extrair o raciocínio do professor e fazer perguntas para apoiar a opinião do especialista); ii) Estratégias explícitas indiretas (relembrar o que aconteceu na aula; nomear o conceito e ler do material); e iii) Estratégias Explícitas (Dar exemplos / sugestões/ Dizer o que deve ser feito; Explicar/ esclarecer o conceito; e Mostrar as orientações sugeridas no guia do professor); em terceiro lugar, em relação à Q3, os resultados mostraram que a formadora de professores empregou predominantemente estratégias implícitas (39,4% das vezes) em detrimento das explícitas (24,2%), para os conceitos que apresentaram um desenvolvimento mais precoce e mais fácil (contextualização e links), com estratégias explícitas indiretas sendo as mais frequentes (41,25%). Por outro lado, para os conceitos que apresentaram um desenvolvimento posterior e mais desafiador (instruções e modelagem), o formador de professores usou estratégias modestamente mais explícitas sobre implícitas (31,75% de explicitação sobre 27% de implicitude), novamente com estratégias explícitas indiretas os mais frequentes (37,8%). Finalmente, respondendo à principal questão de pesquisa do estudo, os resultados indicam que as sessões de mediação impactaram a trajetória do desenvolvimento do professor, mas sem nenhuma diferença significativa entre estratégias implícitas ou explícitas para o desenvolvimento anterior ou posterior. Os resultados deste estudo corroboram a proposição de Vygotsky (1987) sobre a importância da mediação no desenvolvimento de conceitos.Abstract: In the field of English as a Foreign Language (EFL) teacher education, Teacher educators have a key role: of guiding, mentoring, challenging and supporting the development of teachers? pedagogical concepts. This study, which followed one on the main tenets of Vygotsky's (1987) Sociocultural theory (VSCT), namely, mediation, aimed to study how the teacher educator?s mediational strategies impacted in the development of a teacher?s pedagogical development. To this end, different kinds of strategies were used, ranging from more or less implicit or explicit. The guiding question that permeated this study was: ?To what extent does the mediation configuration provided by a teacher educator impact teacher development?? In order to answer this general question, three specific questions were posed: RQ1: ?Which pedagogical aspects have been approached along the eight mediating sessions??; RQ2: What mediating strategies are used by the TE to mediate the teacher along the eight mediating sessions??; and RQ3: ?Can we draw a relationship between the pedagogical aspects developed by the teacher and the strategies used by the TE? If so, what does this relationship look like??. Data were collected through filmed class observation sessions and filmed feedback sessions (called mediating sessions), and their analysis employed qualitative research methods. The analysis showed that: Firstly, answering RQ1, four pedagogical aspects were analyzed (contextualization, links, instructions and modeling); Secondly, addressing RQ2, the teacher educator used mainly 8 strategies, ranging in terms of implicitness and explicitness: i) Implicit Strategies (Eliciting teacher?s reasoning and Asking questions to support expert?s opinion; ii) Indirect Explicit Strategies (Recalling what happened in class; Naming the concept and Reading from the material; and iii) Explicit Strategies (Giving examples/ suggestions/ Saying what should be done; Explaining/ clarifying the concept; and Showing the suggested guidelines on the teacher?s guide.); thirdly, regarding RQ3, results showed that the teacher educator predominantly employed implicit strategies (39,4% of times) over explicit ones (24,2%), for the concepts that showed an earlier and easier development (contextualization and links), with indirect explicit strategies being the most frequent ones (41,25%). On the other hand, for the concepts that presented a later and more challenging development (instructions and modeling), the teacher educator modestly used more explicit strategies over implicit ones (31,75% explicitness over 27% implicitness), again with indirect explicit strategies the mostly frequent (37.8%). Finally, answering the study?s main research question, results indicate that the mediating sessions impacted the teacher?s developmental path, but with no significant difference between implicit or explicit strategies for earlier or later development. The results of this study corroborate Vygotsky?s (1987) proposition concerning the importance of mediation in the development of concepts.Dellagnelo, Adriana de Carvalho KuertenUniversidade Federal de Santa CatarinaBiehl, Paola Gabriella2021-02-26T14:51:09Z2021-02-26T14:51:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis197 p.| il.application/pdf371147https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220440engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:51:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220440Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:51:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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