GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADAS: EVIDÊNCIAS DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUNIOR, ANNOR DA SILVA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, VITOR CORREA DA, DUMER, MIGUEL CARLOS RAMOS, SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201716
Resumo: Analisou-se neste artigo a governança corporativa em Instituições de Educação Superior brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B[3]). Apoiado na teoria de agência, articulou-se a perspectiva conceitual acerca da governança corporativa para identificar a configuração da estrutura de governança das instituições. Realizou-se uma pesquisa documental, por meio de triangulação de dados no período de 2013 a 2018. Na análise da configuração foram utilizadas 12 características definidoras e a mensuração do índice de governança corporativa por meio de modelo com 4 dimensões e 16 perguntas. Os resultados indicam a presença de dois grupos de instituições. Enquanto a Estácio Participações S.A. e a Kroton Educacional S.A. formam o grupo das instituições cuja governança se caracteriza pela composição acionária pulverizada, controle exercido pelo Chief Executive Officer (CEO), problema de agência do tipo I (propriedade e agência) e com índice de governança avançado; a Anima Holding S.A. e a Ser Educacional S.A. formam o outro grupo cuja governança se caracteriza pela composição acionária concentrada, controle exercido pelos acionistas, problema de agência do tipo II (majoritários e minoritários) e com índices avançado/alto. As diferenças entre os grupos geram impactos na relação das IES com o mercado, sobretudo em termos de captação de recursos.
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