MODELOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E INDICADORES FINANCEIROS DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADAS: UMA ANÁLISE DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUNIOR, ANNOR DA SILVA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, VITOR CORREA DA, DUMER, MIGUEL CARLOS RAMOS, MARTINS-SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201736
Resumo: Este artigo se dedicou à investigação da relação entre modelos de governança corporativa e indicadores financeiros de Instituições de Educação Superior presentes no mercado de capitais brasileiro. Para caracterizar os modelos de governança corporativa destas instituições utilizou-se 12 características definidoras. Os indicadores financeiros utilizados foram: liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade e mercado. Foi realizada pesquisa documental com dados coletados junto à Comdinheiro e outras fontes. O período investigado foi de seis anos entre 2013 e 2018, com dados analisados por meio do teste chi-quadrado. As evidências indicam a formação de dois grupos, sendo: (1) Grupo A, formado pela Estácio Participações S.A. e Kroton Educacional S.A. com modelo de governança corporativa tipicamente anglo-saxônico; e (2) Grupo B, formado pela Anima Holding S.A. e Ser Educacional S.A. com modelo de governança tipicamente latino-americano. Ao analisar a relação entre estes dois grupos e os indicadores financeiros, constatou-se que o Grupo A possui (a) prazo de recebimento de vendas menor; (b) menor endividamento; (c) melhor margem líquida; (d) maiores índices de Dividend Yield; e (e) maiores índices de Payout, quando comparado com o Grupo B. Há evidências de que a governança anglo-saxônica possui potencial para gerar maiores benefícios financeiros.
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