HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222243
Resumo: Este artigo questiona a história que, usualmente, é considerada para tratar da história na Educação Matemática. Discutimos sobre novos modos de se conceber a história e os objetos históricos, considerando a História Cultural e a História Visual como exemplos para a construção de uma nova narrativa para a formação de professores. A partir do uso de fontes visuais da arte militar dos séculos XVII e XVIII, levantam-se cinco pontos que podem responder a questão deste artigo: como a História Visual e a arte de fortificar podem servir à formação do professor que ensina matemática? Finalmente, salientamos a importância de se trazer tal discussão para a prática do professor, construindo uma nova relação com o ensino, a aprendizagem, e com os saberes matemáticos.
id UFSC_03a1adaccfbc9c46bba1b52de5df6100
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222243
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?história na educação matemáticafontes visuaisvisualização e visualidadeformação de professoresEste artigo questiona a história que, usualmente, é considerada para tratar da história na Educação Matemática. Discutimos sobre novos modos de se conceber a história e os objetos históricos, considerando a História Cultural e a História Visual como exemplos para a construção de uma nova narrativa para a formação de professores. A partir do uso de fontes visuais da arte militar dos séculos XVII e XVIII, levantam-se cinco pontos que podem responder a questão deste artigo: como a História Visual e a arte de fortificar podem servir à formação do professor que ensina matemática? Finalmente, salientamos a importância de se trazer tal discussão para a prática do professor, construindo uma nova relação com o ensino, a aprendizagem, e com os saberes matemáticos.This paper aims to question the history that is usually considered to treat history in mathematics education. It discusses new ways of conceiving history and historical objects, taking the cultural history and visual history as examples for the construction of a new narrative for teacher training. From the use of visual sources from the military art of the seventeenth and eighteenth centuries, rises five points that can answer the question of this article: how can visual history and the art of fortifying serve in training math teachers? Finally, we stress the importance of bringing it into teaching practice to build a new relationship with the concept of teaching, learning and relating to mathematical knowledge.RIPEM2021-04-17T14:11:50Z2021-04-17T14:11:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222243Flores, Cláudia Reginaengreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-17T14:11:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222243Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-17T14:11:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
title HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
spellingShingle HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
Flores, Cláudia Regina
história na educação matemática
fontes visuais
visualização e visualidade
formação de professores
title_short HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
title_full HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
title_fullStr HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
title_full_unstemmed HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
title_sort HOW CAN VISUAL HISTORY AND THE ART OF FORTIFYING SERVE IN TRAINING MATH TEACHERS?
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv história na educação matemática
fontes visuais
visualização e visualidade
formação de professores
topic história na educação matemática
fontes visuais
visualização e visualidade
formação de professores
description Este artigo questiona a história que, usualmente, é considerada para tratar da história na Educação Matemática. Discutimos sobre novos modos de se conceber a história e os objetos históricos, considerando a História Cultural e a História Visual como exemplos para a construção de uma nova narrativa para a formação de professores. A partir do uso de fontes visuais da arte militar dos séculos XVII e XVIII, levantam-se cinco pontos que podem responder a questão deste artigo: como a História Visual e a arte de fortificar podem servir à formação do professor que ensina matemática? Finalmente, salientamos a importância de se trazer tal discussão para a prática do professor, construindo uma nova relação com o ensino, a aprendizagem, e com os saberes matemáticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2021-04-17T14:11:50Z
2021-04-17T14:11:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222243
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222243
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RIPEM
publisher.none.fl_str_mv RIPEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035101294592