Análise dialógica da fluência: contribuições da perspectiva bakhtiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karoline Pimentel dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226950
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.
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spelling Análise dialógica da fluência: contribuições da perspectiva bakhtinianaLinguísticaFluênciaLinguagem e línguasDialogismo (Análise literária)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.Esta é uma tese sobre fluência, cujo objetivo é apresentar uma proposta de análise da fluência a partir da incorporação de elementos da teoria bakhtiniana. Para tal, inicialmente, foi realizada uma revisão narrativa de literatura acerca dos modos de apresentação de fluência em sujeitos típicos, em sujeitos com Transtornos de fluência (gagueira do neurodesenvolvimento, gagueira neurogênica, gagueira psicogênica, gagueira induzida por uso de medicamentos, taquifemia e taquifemia) e em sujeitos com alterações sindrômicas. Essa revisão traz discussões críticas acerca dos conceitos e delimitações no âmbito conceitual da fluência. Em seguida, é apresentada uma pesquisa descritiva com a participação de 111 fonoaudiólogos do Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de questionário, online, semiestruturado, a partir do qual, 45 participantes da pesquisa compartilharam suas experiências, condutas e métodos de avaliação referentes aos casos de fluência. A partir da revisão narrativa e dos resultados obtidos com os fonoaudiólogos, elaborei, a partir da perspectiva bakhtiniana da linguagem (BAKHTIN, 1997; 2006), uma proposta de análise dialógica da fluência, pautada na significação dos elementos de fluência na cena enunciativa. Assim, ao considerar a fluência como um aspecto linguístico complexo, que se apresenta de modo singular em cada sujeito, defendo a ideia de que a análise da fluência deve ser dialógica, relacional e vinculada à cena enunciativa.Abstract: This is a thesis on fluency, whose objective is to elaborate a fluency analysis´s proposal based on elements incorporation of bakhtinian theory's. To do so, initially, a narrative literature review is carried out on the way of presenting fluency in typical subjects, in subjects with Fluency Disorders (neurodevelopment stuttering, neurogenic stuttering, psychogenic stuttering, drug-induced stuttering, tachyphemia and tachyphemia) and in subjects with syndromic alterations. This review brings critical discussions about the concepts and delimitations in the conceptual scope of fluency. Then, a descriptive research is presented with the participation of 111 speech therapists from Brazil. The research was carried out by means of an online, semi-structured questionnaire, from which 45 research participants shared their experiences, conduct and assessment methods regarding fluency cases. Based on the narrative review and the results obtained with speech therapists, it is elaborated a proposal for a dialogical analysis of fluency, based on the Bakhtinian theoretical of language (BAKHTIN, 1997; 2006), focused on the meaning of fluency elements in the enunciative scene. Thus, considering fluency as a complex linguistic aspect, which presents itself in a unique way in each subject, I defend the idea that the analysis of fluency must be dialogic, related and linked to the enunciative scene.Santana, Ana Paula de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Karoline Pimentel dos2021-08-23T14:05:28Z2021-08-23T14:05:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis237 p.| il.application/pdf372589https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226950porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:05:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:05:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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