As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inafuco, Julio K.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_03acb0b770c01e66b97e92fd185e0159
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89445
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaInafuco, Julio K.Carvalho, Neri Terezinha Both2012-10-22T21:06:04Z2012-10-22T21:06:04Z20062006235228http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.O presente trabalho apresenta um estudo sobre o ensino das equações algébricas no ensino médio. Na prática docente e em alguns livros didáticos percebemos a ênfase dada aos algoritmos para a resolução de equações algébricas, enquanto as soluções ficam restritas ao conjunto dos números racionais e números complexos imaginários. A análise de alguns documentos oficiais tais como Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o ensino médio mostra a possibilidade de se ensinar outros métodos de resolução. Adotamos conceitos da Didática da Matemática como quadro teórico de referência. Apoiamo-nos em elementos da Transposição Didática de Yves Chevallard para estudar o desenvolvimento histórico do saber Equações Algébricas até a proposição em livros didáticos. Para conhecer a Praxeologia Matemática em livros didáticos, adotamos elementos da Teoria Antropológica do Saber de Chevallard. A metodologia de pesquisa baseou-se em elementos teóricos da Engenharia Didática. Aplicamos uma seqüência didática a alunos de ensino médio em que alguns exercícios podiam ser resolvidos pelas técnicas freqüentemente empregadas. Uma das equações, no entanto, não podia ser resolvida pelos algoritmos usuais, pois apresentava como solução um número irracional. Apresentamos aos alunos noções de um método numérico e um software gráfico para auxiliar o trabalho de localização de raízes reais. Além de apresentarmos as transformações pelas quais passa o objeto Equações Algébricas, da forma como foi concebido até como saber a ensinar por meio do livro didático, esse trabalho pode subsidiar discussões acerca da prática docente apoiada por programas computacionais.1 v.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de segundo grauEquaçõesEstudo e ensino (Segundo grau)AlgebraPratica de ensinoAs equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL235228.pdfapplication/pdf18315316https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89445/1/235228.pdfbe78ce167f40cf0d03ae87683ab1848fMD51TEXT235228.pdf.txt235228.pdf.txtExtracted Texttext/plain528437https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89445/2/235228.pdf.txt8f649d9d36e168c16210815af81c50b1MD52THUMBNAIL235228.pdf.jpg235228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89445/3/235228.pdf.jpgc33a0d7d7cb0f72f8129b3d144506e1dMD53123456789/894452013-05-04 14:21:55.859oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89445Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:21:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
title As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
spellingShingle As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
Inafuco, Julio K.
Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Equações
Estudo e ensino (Segundo grau)
Algebra
Pratica de ensino
title_short As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
title_full As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
title_fullStr As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
title_full_unstemmed As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
title_sort As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
author Inafuco, Julio K.
author_facet Inafuco, Julio K.
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Inafuco, Julio K.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Neri Terezinha Both
contributor_str_mv Carvalho, Neri Terezinha Both
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Equações
Estudo e ensino (Segundo grau)
Algebra
Pratica de ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Equações
Estudo e ensino (Segundo grau)
Algebra
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T21:06:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T21:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 235228
identifier_str_mv 235228
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89445/1/235228.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89445/2/235228.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89445/3/235228.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be78ce167f40cf0d03ae87683ab1848f
8f649d9d36e168c16210815af81c50b1
c33a0d7d7cb0f72f8129b3d144506e1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805378708799488