As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
id |
UFSC_03acb0b770c01e66b97e92fd185e0159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89445 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráficoEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de segundo grauEquaçõesEstudo e ensino (Segundo grau)AlgebraPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.O presente trabalho apresenta um estudo sobre o ensino das equações algébricas no ensino médio. Na prática docente e em alguns livros didáticos percebemos a ênfase dada aos algoritmos para a resolução de equações algébricas, enquanto as soluções ficam restritas ao conjunto dos números racionais e números complexos imaginários. A análise de alguns documentos oficiais tais como Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o ensino médio mostra a possibilidade de se ensinar outros métodos de resolução. Adotamos conceitos da Didática da Matemática como quadro teórico de referência. Apoiamo-nos em elementos da Transposição Didática de Yves Chevallard para estudar o desenvolvimento histórico do saber Equações Algébricas até a proposição em livros didáticos. Para conhecer a Praxeologia Matemática em livros didáticos, adotamos elementos da Teoria Antropológica do Saber de Chevallard. A metodologia de pesquisa baseou-se em elementos teóricos da Engenharia Didática. Aplicamos uma seqüência didática a alunos de ensino médio em que alguns exercícios podiam ser resolvidos pelas técnicas freqüentemente empregadas. Uma das equações, no entanto, não podia ser resolvida pelos algoritmos usuais, pois apresentava como solução um número irracional. Apresentamos aos alunos noções de um método numérico e um software gráfico para auxiliar o trabalho de localização de raízes reais. Além de apresentarmos as transformações pelas quais passa o objeto Equações Algébricas, da forma como foi concebido até como saber a ensinar por meio do livro didático, esse trabalho pode subsidiar discussões acerca da prática docente apoiada por programas computacionais.Florianópolis, SCCarvalho, Neri Terezinha BothUniversidade Federal de Santa CatarinaInafuco, Julio K.2012-10-22T21:06:04Z2012-10-22T21:06:04Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf235228http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:21:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:21:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico |
title |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico |
spellingShingle |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico Inafuco, Julio K. Educação Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Equações Estudo e ensino (Segundo grau) Algebra Pratica de ensino |
title_short |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico |
title_full |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico |
title_fullStr |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico |
title_full_unstemmed |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico |
title_sort |
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico |
author |
Inafuco, Julio K. |
author_facet |
Inafuco, Julio K. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Neri Terezinha Both Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inafuco, Julio K. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Equações Estudo e ensino (Segundo grau) Algebra Pratica de ensino |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Equações Estudo e ensino (Segundo grau) Algebra Pratica de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T21:06:04Z 2012-10-22T21:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
235228 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445 |
identifier_str_mv |
235228 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652320982958080 |