O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Filho, Durval Martins
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_b7f7fad45d8d44a5dbfccb386fec40e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83299
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTeixeira Filho, Durval MartinsRosa, Silvana Bernardes2012-10-19T22:39:59Z2012-10-19T22:39:59Z20022002227702http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Neste trabalho procura-se investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio com respeito a aprendizagem de Geometria. Como a Geometria faz parte da Matemática, procurou-se inicialmente descobrir as concepções que os alunos adolescentes formaram em relação a esta última, durante seu percurso escolar e os fatores principais que permearam este processo. Em conseqüência, tem-se uma visão de como metodologias aplicadas na construção do conhecimento, interferem no desenvolvimento dos conteúdos da Matemática e de modo especial da Geometria. A primeira parte do trabalho desenvolveu-se com algumas turmas de segundas séries do ensino médio, que foram moldadas dentro de um ensino tradicional, com ênfase ao vestibular. Investigou-se as imagens que os alunos estabelecem de alguns conceitos em Geometria e como essa estrutura mental influi e da suporte a novos elementos mais elaborados. Na segunda parte do trabalho, analisa-se uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino da Geometria. Realizada com os alunos do CEFET-PR, elabora-se uma atividade que inclui estratégias de motivação em função do contexto, organizando o espaço e os elementos de sala de aula, de maneira que favoreçam uma interação maior do aprendiz, no processo de construção do conhecimento e na vivência de situações significativas.158 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino de segundo grauGeometriaEstudo e ensino (Segundo grau)O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL227702.pdfapplication/pdf16757742https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83299/1/227702.pdf98507b0d987138f780dd1fc19d97c0e1MD51123456789/832992014-09-25 23:13:05.669oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83299Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
title O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
spellingShingle O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
Teixeira Filho, Durval Martins
Engenharia de produção
Ensino de segundo grau
Geometria
Estudo e ensino (Segundo grau)
title_short O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
title_full O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
title_fullStr O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
title_full_unstemmed O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
title_sort O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
author Teixeira Filho, Durval Martins
author_facet Teixeira Filho, Durval Martins
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Filho, Durval Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Silvana Bernardes
contributor_str_mv Rosa, Silvana Bernardes
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino de segundo grau
Geometria
Estudo e ensino (Segundo grau)
topic Engenharia de produção
Ensino de segundo grau
Geometria
Estudo e ensino (Segundo grau)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T22:39:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T22:39:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 227702
identifier_str_mv 227702
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83299/1/227702.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98507b0d987138f780dd1fc19d97c0e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805158247792640