O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_b7f7fad45d8d44a5dbfccb386fec40e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83299 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativasEngenharia de produçãoEnsino de segundo grauGeometriaEstudo e ensino (Segundo grau)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Neste trabalho procura-se investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio com respeito a aprendizagem de Geometria. Como a Geometria faz parte da Matemática, procurou-se inicialmente descobrir as concepções que os alunos adolescentes formaram em relação a esta última, durante seu percurso escolar e os fatores principais que permearam este processo. Em conseqüência, tem-se uma visão de como metodologias aplicadas na construção do conhecimento, interferem no desenvolvimento dos conteúdos da Matemática e de modo especial da Geometria. A primeira parte do trabalho desenvolveu-se com algumas turmas de segundas séries do ensino médio, que foram moldadas dentro de um ensino tradicional, com ênfase ao vestibular. Investigou-se as imagens que os alunos estabelecem de alguns conceitos em Geometria e como essa estrutura mental influi e da suporte a novos elementos mais elaborados. Na segunda parte do trabalho, analisa-se uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino da Geometria. Realizada com os alunos do CEFET-PR, elabora-se uma atividade que inclui estratégias de motivação em função do contexto, organizando o espaço e os elementos de sala de aula, de maneira que favoreçam uma interação maior do aprendiz, no processo de construção do conhecimento e na vivência de situações significativas.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira Filho, Durval Martins2012-10-19T22:39:59Z2012-10-19T22:39:59Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 f.| il., grafs., tabs.application/pdf227702http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:13:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83299Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
title |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
spellingShingle |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas Teixeira Filho, Durval Martins Engenharia de produção Ensino de segundo grau Geometria Estudo e ensino (Segundo grau) |
title_short |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
title_full |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
title_fullStr |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
title_full_unstemmed |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
title_sort |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
author |
Teixeira Filho, Durval Martins |
author_facet |
Teixeira Filho, Durval Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Silvana Bernardes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Filho, Durval Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino de segundo grau Geometria Estudo e ensino (Segundo grau) |
topic |
Engenharia de produção Ensino de segundo grau Geometria Estudo e ensino (Segundo grau) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T22:39:59Z 2012-10-19T22:39:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
227702 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299 |
identifier_str_mv |
227702 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652121091866624 |