Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89123 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração. |
id |
UFSC_03c5ef05582fea2615cac906317960b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89123 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Marcio SilvaSilva, Rosimeri de Fatima Carvalho da2012-10-22T16:58:34Z2012-10-22T16:58:34Z20062006225195http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89123Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o processo de empresarização do futebol e a estrutura organizacional do Sport Club Internacional e Figueirense Futebol Clube, ambos participantes do Campeonato Brasileiro de 2005. Para realizar esta pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizou-se a técnica de estudo de multi-caso, tendo como unidade de análise o clube de futebol. Os entrevistados foram selecionados por julgamento e os dados foram coletados de duas formas: coleta de dados secundários e coleta de dados primários (entrevista semi-estruturada). Ficou evidente, nessa análise, as diferenças tanto do grau de empresarização como do processo de estruturação de ambas organizações. Ou seja, o Internacional, além de apresentar fortes traços empresariais, possui também uma configuração estrutural mais rígida e elaborada quando comparado ao Figueirense. Embora os maiores impactos tenham sido identificados no Figueirense, de modo geral, identificou-se uma estreita relação do processo de empresarização com a estruturação das organizações pesquisadas, sobretudo, nos mecanismos de coordenação (profissionalização). Pois, ao adotar uma postura eminentemente empresarial, eleva-se a preocupação em obter recursos financeiros, e, desse modo, é clara nesses clubes a necessidade de, para continuarem explorando o futebol como um negócio, contarem com profissionais de diversas áreas, com vistas a inspirar profissionalismo e credibilidade nas relações comerciais. Essa condição, conseqüentemente, desencadeia modificações nos outros elementos estruturais pesquisados.porFlorianópolis, SCAdministraçãoFutebolEmpresasEstrutura organizacionalOs mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estruturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225195.pdfapplication/pdf729259https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89123/1/225195.pdf61b0714bc9422aa4e106123771528e53MD51TEXT225195.pdf.txt225195.pdf.txtExtracted Texttext/plain508744https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89123/2/225195.pdf.txtbb372a4fa4e35c771595e88aeccb76dfMD52THUMBNAIL225195.pdf.jpg225195.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89123/3/225195.pdf.jpgf746f6e66e78c1e0b7b96b902ddaf22eMD53123456789/891232013-05-05 10:25:41.303oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89123Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:25:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
title |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
spellingShingle |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural Rodrigues, Marcio Silva Administração Futebol Empresas Estrutura organizacional |
title_short |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
title_full |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
title_fullStr |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
title_full_unstemmed |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
title_sort |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
author |
Rodrigues, Marcio Silva |
author_facet |
Rodrigues, Marcio Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marcio Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri de Fatima Carvalho da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri de Fatima Carvalho da |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Administração Futebol Empresas Estrutura organizacional |
topic |
Administração Futebol Empresas Estrutura organizacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-22T16:58:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-22T16:58:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89123 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
225195 |
identifier_str_mv |
225195 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89123/1/225195.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89123/2/225195.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89123/3/225195.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61b0714bc9422aa4e106123771528e53 bb372a4fa4e35c771595e88aeccb76df f746f6e66e78c1e0b7b96b902ddaf22e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805355731353600 |