Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89123 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração. |
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Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estruturalAdministraçãoFutebolEmpresasEstrutura organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o processo de empresarização do futebol e a estrutura organizacional do Sport Club Internacional e Figueirense Futebol Clube, ambos participantes do Campeonato Brasileiro de 2005. Para realizar esta pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizou-se a técnica de estudo de multi-caso, tendo como unidade de análise o clube de futebol. Os entrevistados foram selecionados por julgamento e os dados foram coletados de duas formas: coleta de dados secundários e coleta de dados primários (entrevista semi-estruturada). Ficou evidente, nessa análise, as diferenças tanto do grau de empresarização como do processo de estruturação de ambas organizações. Ou seja, o Internacional, além de apresentar fortes traços empresariais, possui também uma configuração estrutural mais rígida e elaborada quando comparado ao Figueirense. Embora os maiores impactos tenham sido identificados no Figueirense, de modo geral, identificou-se uma estreita relação do processo de empresarização com a estruturação das organizações pesquisadas, sobretudo, nos mecanismos de coordenação (profissionalização). Pois, ao adotar uma postura eminentemente empresarial, eleva-se a preocupação em obter recursos financeiros, e, desse modo, é clara nesses clubes a necessidade de, para continuarem explorando o futebol como um negócio, contarem com profissionais de diversas áreas, com vistas a inspirar profissionalismo e credibilidade nas relações comerciais. Essa condição, conseqüentemente, desencadeia modificações nos outros elementos estruturais pesquisados.Florianópolis, SCSilva, Rosimeri de Fatima Carvalho daUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Marcio Silva2012-10-22T16:58:34Z2012-10-22T16:58:34Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225195http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89123porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T13:25:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89123Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:25:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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