Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenzi, Lúcia Helena Corrêa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87272
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduaçã em Educação.
id UFSC_03dac8431f88b667c9fe25222d498300
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87272
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MSTEducaçãoPratica de ensinoEducação de adultosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduaçã em Educação.Esta dissertação analisa as significações da prática docente e política de educadores e educadoras que trabalham com jovens e adultos, vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra # MST # em seis microrregiões do estado de Santa Catarina. O caminho metodológico, de cunho qualitativo, priorizou o entrelaçamento da linguagem textual e imagética, buscando adentrar na trajetória relacional de cada um dos sujeitos educadores, bem como na materialidade do seu espaço e cotidiano, e perceber como singularmente compreendem a educação, ao desempenhar o seu papel de educador/a em assentamentos ou acampamentos. Na análise, considero a formação (escolar e política) e o cotidiano dos assentamentos/acampamentos, como elementos constituintes e constituidores das significações que apropriaram e expressam em sua ação educativa. No processo de tomada das imagens fotográficas, feitas pelos sujeitos pesquisados, desvelou-se um rico percurso no qual ficaram retratadas suas vivências e os sentidos que atribuem aos seus papéis de educadores/as e de sujeitos envolvidos com a militância. A partir da pesquisa foi possível afirmar que a experiência desses homens e mulheres com a Educação de Jovens e Adultos, ao mesmo tempo em que se mostrou como um projeto de vida para cada um deles, tornou-se viável por ter suas bases de ação perpassadas e fundadas nas perspectivas educativas próprias do MST.Florianópolis, SCBeltrame, Sonia Aparecida BrancoUniversidade Federal de Santa CatarinaLenzi, Lúcia Helena Corrêa2012-10-21T17:30:56Z2012-10-21T17:30:56Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 f.| il.application/pdf205671http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87272porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:17:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87272Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:17:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
title Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
spellingShingle Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
Lenzi, Lúcia Helena Corrêa
Educação
Pratica de ensino
Educação de adultos
title_short Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
title_full Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
title_fullStr Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
title_full_unstemmed Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
title_sort Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
author Lenzi, Lúcia Helena Corrêa
author_facet Lenzi, Lúcia Helena Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beltrame, Sonia Aparecida Branco
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenzi, Lúcia Helena Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pratica de ensino
Educação de adultos
topic Educação
Pratica de ensino
Educação de adultos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduaçã em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T17:30:56Z
2012-10-21T17:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 205671
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87272
identifier_str_mv 205671
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047199764480