Simulador em realidade virtual para o aprendizado do Sistema Solar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255756 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação. |
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Simulador em realidade virtual para o aprendizado do Sistema Solarrealidade virtualsimulaçãoastronomiasistema solaraprendizadoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação.Este trabalho apresenta um protótipo em realidade virtual de uma simulação interativa do Sistema Solar para o aprendizado de astronomia. Dada a importância dessa disciplina e a crescente adoção da realidade virtual nos variados meios, o uso de uma simulação interativa desse tipo, combinado com a capacidade imersiva dessa tecnologia, auxilia a compreensão de conceitos distantes da experiência cotidiana. O protótipo foi desenvolvido para o headset de realidade virtual Meta Quest 2, utilizando-se o motor de jogo gratuito e de código aberto Godot, com a ajuda de bibliotecas da comunidade. Como forma de validar-se sua aplicabilidade, uma pesquisa foi conduzida, por meio da qual voluntários que experimentaram o protótipo responderam a um questionário acerca de sua experiência prévia com a realidade virtual, além da experiência que tiveram utilizando o simulador. Também foi realizada uma busca na literatura e na loja de aplicativos do headset por projetos similares, e os resultados foram apresentados. A simulação inclui o Sol, os oito planetas, a Lua e Plutão, e permite que o usuário movimente-se livremente pelo espaço, manipule a posição e a orientação do sistema, altere sua escala espacial e temporal e visualize informações sobre os objetos que encontra. Há também o modo de visão de ambiente, que torna a simulação uma experiência de realidade mista. Os resultados da pesquisa mostraram que a aplicação foi bem recebida pelos participantes, que afirmaram terem se sentido imersos, e que avaliaram positivamente a interface e o nível de interação da aplicação, concordando que a experiência de realidade virtual fornecida é única, e que a ferramenta é apropriada para o aprendizado.Araranguá, SC.Pozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa Catarina.Fernandes, Felipe Canever2024-07-09T18:43:45Z2024-07-09T18:43:45Z2024-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255756Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-09T18:43:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255756Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-09T18:43:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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