Formatos hipermidiáticos e redes sociais: apropriações em três webjornais de referência
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94735 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Jornalismo |
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Formatos hipermidiáticos e redes sociais: apropriações em três webjornais de referênciaJornalismoRedes sociais on-lineMultímidia interativaJornalismo eletrônicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em JornalismoEste trabalho tem como objetivo investigar como o webjornalismo de referência está se apropriando das redes sociais da internet (RSIs) no processo de produção da notícia. A partir do reconhecimento de que a produção jornalística contemporânea tem caráter hipertextual, multimídia e interativo, lançamos foco nos estudos acerca de dois aspectos exclusivos do ambiente web - o desenvolvimento de formatos noticiosos com uso da hipermídia e o uso das RSIs pelo jornalismo. Para tal, elegemos três casos pontuais: (1) o especial multimídia Ruta 66, produzido pelo Clarín.com, que apresenta o blog incorporado a sua estrutura, (2) a reportagem multimídia Mumbai: living the dream, produzida pelo FinancialTimes.com com auxílio do Facebook e (3) a infografia interativa The election will be tweeted (and retweeted) produzida pelo NYTimes.com com dados do Twitter. A partir desses casos, foi possível apontar três apropriações diferentes. Nesta investigação, uma pesquisa exploratória com método descritivoanalítico, a convergência, em suas múltiplas faces, é tomada como pano de fundo para os processos aqui analisadosThis study aims to investigate how the reference web journalism is appropriating the social networking (RSIs) in the process of news production. Focusing on studies released about two unique aspects of the web environment - developing news formats with the use of hypermedia and the use of RSIs for journalism. We chose three specific cases: (1) the multimedia special Route 66, produced by Clarín.com, which has the corporate blog of its structure, (2) the multimedia feature Mumbai: Living the Dream, produced by FinancialTimes.com with help of Facebook and (3) the interactive graphics The election will be tweeted (and retweeted) produced by NYTimes.com with data from Twitter. We assume that the different appropriations of social networks can contribute positively to the information reporting. From these cases it was possible to identify three different appropriations.In this research, an exploratory descriptive and analytical method with convergence, in all its facets, is taken as a background for the processes analyzed hereFlorianópolis, SCLonghi, Raquel RitterUniversidade Federal de Santa CatarinaWeber, Carolina Teixeira2012-10-25T15:17:33Z2012-10-25T15:17:33Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il.application/pdf299780http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T13:36:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:36:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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